Os dois principais jogadores que já atuaram como centroavantes este ano contabilizam as piores médias entre partidas jogadas e gols feitos no setor ofensivo do Grêmio. André e Diego Tardelli tem aproximadamente 0,16 gol por jogo, tendo atuado 45 e 44 vezes, respectivamente. Cada um deles marcou sete vezes. Os dois são os últimos na estatística entre os atacantes do plantel. Mesmo assim, o ataque do Grêmio é o segundo melhor do Brasil em 2019, com 116 gols.
O artilheiro gremista na temporada, Everton, marcou 19 vezes em 53 partidas, contabilizando 0,36 gols por jogo. Depois dele, Luan, com nove em 36, e Pepê, com 11 em 46. As estatísticas são do site o Gol, e consideram todas as participações dos jogadores — começando como titulares ou não.
Diego Tardelli tem sido o titular do ataque gremista ao lado de Luciano desde a eliminação na Libertadores. Depois da derrota para o Flamengo, no último domingo (17), na Arena, pelo Brasileirão, o técnico saiu em defesa de André.
— Fico surpreso como vocês (jornalistas) pegam no pé de um jogador aqui no Rio Grande do Sul. Alguns de vocês deveriam pensar que o jogador também tem família — comentou Portaluppi.
A cobrança do comandante tricolor foi a resposta para o questionamento sobre a entrada de André, então reserva, aos 20 minutos do segundo tempo. A torcida presente na Arena vaiou desde o momento em que Portaluppi chamou o atacante, que aquecia atrás da goleira até a sua entrada em campo.
André foi o escolhido por Renato para começar as partidas decisivas do Grêmio na temporada. Na eliminação das semifinais da Copa do Brasil, contra o Athletico-PR, e da Libertadores, para o Flamengo, Diego Tardelli começou no banco.
A presença de um "nove de ofício" é um costume nos times de Renato Portaluppi. O técnico indicou a contratação dos dois atletas para substituírem a saída de Jael. A média do centroavante tricampeão da Libertadores em seu último ano como jogador do Grêmio, em 2018, foi 0,27 gol por jogo (marcou 12 vezes em 45 partidas). A melhor média daquele ano também foi Everton, com 0,37.