Não será necessário o voto do sócio para dar continuidade à gestão de Romildo Bolzan Júnior no Grêmio. No Conselho Deliberativo, o atual mandatário tricolor será reeleito presidente do clube na noite desta terça-feira (29).
Em reunião convocada para as 19h, no auditório da Arena, o presidente do Conselho, Carlos Biedermann, apresentará a nominata da única chapa inscrita — encabeçada por Romildo e com os seis vice-presidentes que irão compor o Conselho de Administração para o triênio 2019-2022. Há apenas uma modificação em relação aos atuais dirigentes, com a entrada de Marco Bobsin, que hoje é chefe de gabinete da presidência, no lugar de Sergei Ignacio da Costa. As demais cadeiras seguem sendo ocupadas por Adalberto Preis, Cláudio Oderich, Duda Kroeff, Paulo Luz e Marcos Hermann.
Caso uma chapa de oposição fosse inscrita, seria preciso alcançar 20% dos votos entre os 300 conselheiros (incluindo os 150 que participaram da última renovação), mais as 16 pessoas que integram o Conselho Consultivo — composto por ex-presidentes do clube, ex-presidentes e ex-vices do Conselho Deliberativo. Assim, um segundo turno deveria ser disputado, com direito ao voto do associado, no dia 9 de novembro. Entretanto, isso não irá ocorrer.
O Movimento Grêmio Independente (MGI), que fez oposição nas últimas eleições com Homero Bellini Júnior e Raul Mendes, não irá apresentar nenhum nome. Existia, inclusive, a expectativa de que algum membro deste grupo político compusesse a chapa de situação, devido à aproximação feita nas eleições do Conselho Deliberativo, em setembro. Contudo, o convite não foi feito.
— Trabalhamos em prol da unidade política do clube. Neste momento, desportiva e administrativamente, entendemos que a manutenção do atual Conselho Administração, em especial do presidente Romildo, é o melhor para o Grêmio — argumenta Diego Martignoni, presidente do MGI.
Assim, o protocolo desta noite terá poucos minutos de duração. Não será feito sequer um convite à aclamação. Ou seja, bastará a apresentação dos nomes para que a chapa esteja automaticamente eleita. A posse será realizada no dia 16 de dezembro.