O atacante Kleber Gladiador foi contratado pelo Grêmio na temporada de 2012, mas não obteve o sucesso esperado. Aos 34 anos, quando muitos achavam que uma aposentadoria estaria próxima, Kleber Gladiador surpreendeu e, em agosto de 2018, foi anunciado como reforço da USL, a segunda liga de mais relevância dos EUA.
O destino do atacante foi o Austin Bold, clube que ganhou manchetes recentemente pela tentativa de contratação de Usain Bolt. Antes de fechar com o time da USL, o Gladiador chegou a ser sondado por clubes brasileiros, entre eles o Fluminense. Apesar da falta de acordo econômico na ocasião, a possibilidade de uma nova atuação do atacante no futebol brasileiro ficou no ar. Entre a liga e a US Open Cup, Kleber tem 12 gols em 27 jogos pelo time americano.
A passagem pelo Grêmio
No Tricolor, o atacante acumulou mais de 100 partidas e 23 gols marcados durante as duas temporadas e meia. A sequência de lesões que sofreu no período em que esteve no clube fez com que os números não fossem favoráveis.
Quando enfim se recuperou das lesões, ele acabou saindo do Grêmio. A razão? A mesma pela qual deixou o Palmeiras em 2011: Felipão. Com o técnico no comando da equipe gaúcha, Kléber Gladiador acabou emprestado ao Vasco e trocou o Sul pelo Sudeste.
A passagem do atacante pelo clube carioca foi tumultuada. Após ter sido anunciado como reforço e esperança de gols, uma sequência de suspensões por atos indisciplinados nos campos fez com que o Gladiador deixasse o Vasco com apenas 28 aparições em campo e seis gols marcados.
O começo de carreira
Bastou apenas uma temporada como profissional, no São Paulo, para que o talento do atacante despertasse o interesse do Exterior. No Dínamo Kiev, Kleber Gladiador teve sua primeira oportunidade no futebol fora do Brasil, na mesma época em que ganhou o Mundial Sub-20 pela base da Seleção Brasileira.
No clube ucraniano, o atacante acumulou bons números. Foram quase cinco temporadas com a camisa do Dínamo e nove títulos: duas Ligas Ucranianas, quatro Taças e três Supertaças. No total, o Gladiador atuou pelo clube em quase 50 partidas e marcou gol em oito oportunidades.
Retorno
De volta ao Brasil em 2008, o atacante voltou para seu Estado natal, mas para defender outro clube. Ainda por empréstimo vindo da Ucrânia, Kleber vestiu pela primeira vez a camisa do Palmeiras. Em apenas uma temporada, ele balançou as redes adversárias em 10 oportunidades em mais de 40 partidas disputadas, com direito a um título paulista conquistado.
No ano seguinte, o jogador trocou São Paulo por Minas Gerais, quando foi vendido pelo Dínamo ao Cruzeiro. Kleber Gladiador jogou em duas temporadas seguidas no clube mineiro. Esteve presente em 58 partidas e marcou 37 gols, além de garantir o campeonato estadual de 2009 com a camisa cruzeirense.
No clube, assim como em outros momentos da carreira, viveu uma polêmica — comemorou um gol em cima do arquirrival Atlético-MG imitando uma galinha. Posteriormente, ele disse que o ato não seria desrespeitoso ao Galo, apenas ressaltava o carinho e identificação que tinha com o Cruzeiro. Além disso, ele esteve na final da Libertadores em 2009, em que o clube mineiro acabou perdendo o título para o Estudiantes.
Volta ao Palmeiras
Na ocasião, a boa fase vivida pelo atacante despertou novamente o interesse da diretoria do Palmeiras, que contratou de volta o jogador, dessa vez comprando os seus direitos. Em sua nova passagem pelo clube alviverde, Gladiador esteve em mais de 70 confrontos, deixou sua marca em 27 oportunidades.
Depois do Grêmio
Após a passagem pelo Grêmio, ainda com contrato em vigor, mas sem o interesse do clube gaúcho em permanecer com o atacante no elenco, Gladiador foi vendido ao Coritiba, último clube brasileiro que o atacante atuou antes de deixar o futebol brasileiro.
No Coxa, o jogador voltou a ter bons números e se destacar positivamente. No segundo ano de sua passagem, ele alcançou a marca de 12 gols em apenas 10 jogos disputados. No total, Kleber esteve com a camisa do Coritiba em quase 100 partidas e balançou as redes dos adversários 41 vezes. Participou da conquista do Campeonato Paranaense em 2017.
Depois de alguns meses sem atuar pelo Coxa, o clube e o atleta chegaram a um acordo para rescindir o contrato que tinham até então. Na sequência, começou sua passagem pelo futebol dos Estados Unidos.