As críticas para o time de Renato Portaluppi nesta temporada são direcionadas aos centroavantes. Nas eliminações para o Athletico-PR, na Copa do Brasil, e Flamengo, na Libertadores, o torcedor do Grêmio elegeu como culpados aqueles que têm responsabilidade de marcar os gols da equipe: André e Diego Tardelli. Em 2019, eles têm, somados, 13 gols. Em 44 partidas, André marcou sete vezes. Enquanto Tardelli, que esteve no campo em 39 oportunidades, balançou as redes seis vezes.
Apesar disso, o Grêmio não tem motivos para reclamar de falta de gols nesta temporada. No ano, somando todas as competições que disputou (Gauchão, Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão), o Tricolor marcou 108 gols.
Na principal competição nacional, os comandados de Renato Portaluppi estão no segundo lugar no quesito número de gols marcados. Nesta edição do Campeonato Brasileiro, o Grêmio fez 47 gols em 28 jogos. Só fica atrás do Flamengo, líder da competição, que anotou 58 nas mesmas 28 aparições.
Das 28 partidas disputadas, o Grêmio só passou em branco em seis — foram duas derrotas e quatro empates. As únicas duas equipes que não tiveram sua defesa vazada pelo Tricolor foram Bahia e Corinthians.
Desconsiderando os nove gols feitos por Everton, os atacantes do Tricolor marcaram 15 vezes no Brasileirão. Os autores dos gols foram: Pepê, vice-artilheiro da equipe no Brasileirão e na temporada, com cinco, Alisson e Tardelli, com três cada, André, com dois, e Luciano e Felipe Vizeu — um gol cada.
Atacantes do Grêmio no Brasileirão
- Everton - 9 gols
- Pepê - 5 gols
- Alisson e Tardelli - 3 gols
- André - 2 gols
- Luciano e Felipe Vizeu - 1 gol
Gols do Grêmio no campeonato
- 47 gols marcados
- 24 marcados por atacantes
- 14 marcados por meio-campistas
- 9 marcados por defensores
Partidas sem marcar gols no Brasileirão
- 4ª rodada: Corinthians 0 x 0 Grêmio
- 7ª rodada: Bahia 1 x 0 Grêmio
- 12ª rodada: CSA 0 x 0 Grêmio
- 17ª rodada: São Paulo 0 x 0 Grêmio
- 23ª rodada: Grêmio 0 x 0 Corinthians
- 26ª rodada: Grêmio 0 x 1 Bahia