O Grêmio saiu perdendo, mas foi buscar o empate com o Flamengo no jogo de ida da semifinal da Libertadores. Com isso, o discurso dos jogadores gremistas é de confiança na classificação para a decisão do torneio continental.
Na zona mista após a partida na Arena, os atletas admitiram a superioridade do adversário no primeiro tempo, mas lembraram que tudo segue em aberto.
— Eles (Flamengo) estudaram muito bem a nossa equipe, principalmente a saída de bola, que é o nosso ponto forte, nos pressionaram, e no primeiro tempo não vimos a cor da bola. Voltamos para o intervalo, conversamos, nos acertamos. O time melhorou, tomamos o gol no melhor momento nosso — declarou Diego Tardelli. — Serve para a gente abrir os olhos e estudar o time do Flamengo para o próximo jogo — acrescentou.
Quem também falou sobre o desempenho abaixo na etapa inicial foi o volante Matheus Henrique, que destacou o equilíbrio do duelo, além de reforçar o discurso confiante.
— Sabíamos, antes mesmo da partida, que seria um jogo de duas grandes equipes, pelo que a gente vem fazendo no ano e a equipe deles também. Sabíamos que seria decidido por detalhes. Tivemos alguns erros no primeiro tempo, o que foi corrigido pelo professor no intervalo, e no segundo tempo conseguimos mostrar o que é nosso time dentro de casa: volume de jogo, tivemos chances, dava até para ter um resultado melhor. Temos totais condições de chegar ao Maracanã e sairmos de lá classificados — disse Matheus Henrique.
Titular na lateral direita, Rafael Galhardo também concedeu entrevista após a partida. O jogador admitiu as dificuldades do confronto, mas destacou que a classificação é possível.
— Sabemos que é difícil jogar com o Flamengo no Maracanã, mas essa equipe é cascuda, sabe disputar essa competição. Vamos trabalhar bastante nesses 20 dias para conseguir essa classificação — salientou Galhardo.
Com o resultado na Arena, o Grêmio avança à final da Libertadores vencendo por qualquer placar ou em caso de empate por pelo menos dois gols — já que o gol marcado fora de casa vale como critério de desempate. Caso o 1 a 1 se repita, a decisão vai para os pênaltis. Nova igualdade, porém sem gols, classifica o Flamengo, assim como qualquer vitória dos cariocas.