O Grêmio deixou o gramado da Arena na noite desta quarta-feira (2) com a sensação de que nada está perdido na Libertadores. Mesmo com gol qualificado a favor do Flamengo, o Tricolor sabe que tem condições de eliminar os cariocas no Maracanã. Ao menos é o que garantiu o técnico Renato Portaluppi em entrevista após a partida.
O comandante gremista deixou claro, porém, que não gostou da atuação de sua equipe no empate em 1 a 1 diante do time de Jorge Jesus. Principalmente no primeiro tempo.
— Estivemos muito abaixo do que podemos apresentar, foi uma das pouquíssimas duras que dei neles no intervalo do jogo porque a gente assistiu ao Flamengo jogar. E essa não é nossa maneira de jogar. Acredito que, pelo nosso segundo tempo, está de bom tamanho o 1 a 1. O Flamengo podia ter nos vencido no primeiro tempo, não fez. Pelo o que aconteceu, foi bom o 1 a 1 — disse Renato, que completou:
— O Flamengo foi muito melhor do que a gente no primeiro tempo. O Grêmio não viu a bola no primeiro tempo. O Flamengo perdeu a grande chance de quase garantir a classificação aqui. O Grêmio não se encontrou no primeiro tempo, não estávamos conseguindo marcar.
O protagonista da partida foi sem dúvida nenhuma o VAR. Ao todo, foram três gols do Flamengo anulados de forma correta pelo árbitro de vídeo. Intervenções elogiadas pelo técnico gremista.
— Os gols foram anulados todos muito bem. O VAR está aí para isso. Nós temos que ser realistas, o Flamengo perdeu uma grande oportunidade de sair daqui com um resultado melhor para eles. O VAR está aí para corrigir os erros e foi muito bem hoje. O que não poderia ter acontecido foram a forma dos gols, mesmo tendo sido anulados — finalizou.
O confronto da volta está marcado para o dia 23 de outubro, às 21h30min, no Maracanã. Com o resultado, o Tricolor avança com vitória por qualquer placar, ou em caso de empate por mais de dois gols. Caso o 1 a 1 se repita, a decisão vai para os pênaltis. Nova igualdade, porém sem gols, classifica o Flamengo, assim como qualquer vitória do time carioca.
Confira trechos da coletiva de Renato:
Sobre o jogo contra o Flamengo
"Nós estivemos muito abaixo do que podemos apresentar, foi uma das pouquíssimas duras que dei neles no intervalo do jogo porque, realmente, a gente assistiu o Flamengo jogar. Eu sempre disse que o time do Flamengo é nível de Seleção Brasileira. E a nossa equipe assistiu muito o Flamengo jogar no primeiro tempo, e essa não é nossa maneira de jogar. Acredito que, pelo nosso segundo tempo, está de bom tamanho o 1 a 1. O Flamengo podia ter nos vencido no primeiro tempo, não fez. Acabou que pelo que aconteceu, foi bom o 1 a 1."
Sobre as chances do Grêmio no Maracanã
"O Grêmio gosta de jogar no Maracanã. Vamos continuar tendo respeito pelo time do Flamengo, pela torcida do Flamengo, mas são mais 90 minutos. Tanto o Palmeiras quanto Flamengo são os dois melhores planteis do Brasil. O Grêmio eliminou o Palmeiras e agora tem o Flamengo pela frente. Eles têm a vantagem. Agora, o Grêmio não vai jogar tão mal quanto jogou aqui. E, até lá, a gente pode ter os reforços dos nossos jogadores do departamento médico."
Sobre a estratégia do Flamengo
"O Flamengo foi muito melhor do que a gente no primeiro tempo. O Grêmio não viu a bola no primeiro tempo. O Flamengo perdeu a grande chance de praticamente garantir a classificação dele hoje aqui. O Grêmio não se encontrou no primeiro tempo, não estávamos conseguindo marcar."
Sobre a falta de jogadores titulares
"A qualidade que o nosso time joga com Jean, com o Maicon, é totalmente diferente. E quando esses jogadores não jogam, a gente tem a saída de bola apenas com o Matheuszinho. E eles marcaram muito bem o Matheus."
Sobre o VAR
"Os gols foram anulados todos muito bem. O VAR está aí para isso. Nós temos que ser realistas, o Flamengo perdeu uma grande oportunidade de sair daqui com um resultado melhor para eles. O VAR está aí para corrigir os erros e foi muito bem hoje. O que não poderia ter acontecido foram a forma dos gols, mesmo tendo sido anulados."
Sobre o Galhardo
"O Galhardo tem uma ou duas jogadas, no início do jogo, justamente porque o Grêmio não se encontrou. Ele nem tava marcando o Bruno Henrique, muitas vezes era o Arrascaeta. Mas não é fácil marcar o Bruno Henrique, é jogador de nível de Seleção. No início, ele esteve perdido na marcação, assim como muitos de nosso jogadores. Mas no segundo tempo o Grêmio melhorou."
Sobre a situação do Maicon
"O Maicon não jogava fazia um mês. Em muitos trabalhos de campo ele não vinha conseguindo fazer porque estava com dores fortes no joelho. Eu falei com ele ontem (terça-feira), e ele me disse que não tinha condições de jogar. Lógico que a gente quer o Maicon, mas ele tem de estar bem. Eu sabia que as condições dele eram de 15 ou 20 minutos, foi até um risco colocarmos ele hoje em campo. Se o Grêmio estivesse ganhando, eu nem colocaria ele."
Sobre o Luan na partida
"Eu falei com toda a equipe no intervalo, não só com o Luan. Disse que se não reagissem, eu ia fazer as três substituições. Porque se esperar, a gente ia tomar gol do Flamengo. Acho que toda a equipe do Grêmio tinha que melhorar, inclusive o Luan. Ele tem de fazer a diferença, ele é diferenciado, não pode ficar no mesmo nível de alguns jogadores. Toda a equipe melhorou, consequentemente o Luan melhorou e começamos a criar."
Sobre um possível retorno de Geromel
"O Geromel, infelizmente, perdemos contra o Cruzeiro. O David vem jogando muito bem. Mas, como eu disse, o entrosamento faz diferença. Mas não me preocupa muito para o Maracanã."