A vulnerabilidade nas laterais é uma das principais preocupações do Flamengo para a decisão contra o Grêmio, na quarta-feira (23), pela semifinal da Libertadores. Na avaliação do jornal Lance, este foi o ponto fraco da equipe de Jorge Jesus na vitória por 2 a 1 sobre o Fortaleza, na quarta (16). Por isso, uma das prioridades é recuperar os laterais Rafinha e Filipe Luís, que seguem entregues ao departamento médico, para o jogo contra o Tricolor.
Conforme a imprensa carioca, existe otimismo no Flamengo em relação aos dois atletas. Enquanto Rafinha se recupera de uma fratura na face, Filipe Luís teve entorse no joelho esquerdo. A tendência é de que ambos joguem contra o Grêmio. No entanto, ainda não há como assegurar a presença de nenhum dos dois.
O fato é que os reservas João Lucas e Renê não vêm substituindo os titulares com a mesma qualidade. O temor existe por conta dos pontas gremistas Alisson e, principalmente, Everton, que costumam ser letais nas jogadas pelos lados do campo.
O Lance destaca também, em sua capa, o garoto Reinier, de 17 anos. Joia da base do Flamengo, o meia é o mais cotado para substituir De Arrascaeta, que deve ser desfalque na semifinal de quarta-feira (23), por lesão no joelho esquerdo. O jovem atleta, elogiado pelas boas atuações, inclusive foi desconvocado da seleção brasileira sub-17 a pedido do clube.
Apesar dos problemas médicos, o ambiente é de otimismo. O jornal Extra, na edição desta sexta (18), escreve que o Flamengo "não cansa de bater marcas". É uma alusão ao fato de que Jorge Jesus é o estrangeiro que mais liderou o Brasileirão na história, ao recorde flamenguista de sete vitórias seguidas na competição e também ao fato de, em 26 rodadas, a equipe rubro-negra ter conquistado 61 pontos, feito inedito até agora nos pontos corridos.
Para a semifinal contra o Grêmio, o provável time do Flamengo tem: Diego Alves; Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Marí e Filipe Luís; Willian Arão, Gerson e Reinier; Everton Ribeiro, Bruno Henrique e Gabigol.
Flamengo e Grêmio enfrentam-se na quarta-feira (23), às 21h30min, no Maracanã. Como empatou o jogo de ida na Arena por 1 a 1, o time carioca joga por um 0 a 0 para avançar à final. Um novo empate por 1 a 1 levará a decisão para os pênaltis. Qualquer outro empate dá a vaga à equipe gremista, assim como qualquer vitória tricolor.