Depois da vexatória goleada para o Flamengo, o Grêmio retorna ao Brasileirão neste domingo, às 16h, para enfrentar o Botafogo, na Arena. A partida será a primeira das 11 que restam para o encerramento do campeonato, onde o Tricolor tentará atingir o objetivo de voltar à Libertadores em 2020.
Diante dos cariocas, o técnico Renato Portaluppi não contará com o centroavante André e com o lateral-direito Galhardo, suspensos. No ataque, Diego Tardelli entra naturalmente na equipe.
Como a tentativa de Paulo Miranda na lateral não deu o resultado esperado, Léo Moura deverá ser escalado no lado direito da defesa. No meio-campo, a tendência é de que a formação com três volantes seja desmanchada: Thaciano e Patrick são os mais cotados para começar.
Renato Portaluppi concedeu entrevista na sexta-feira e não deu pistas sobre outras mudanças no time. O treinador optou por reforçar sua confiança no elenco e disse que a renovação para o próximo ano vai ocorrer de forma natural.
— O Grêmio tem um grupo e não para inscrever mais ninguém. O Grêmio tem jogadores no departamento médico, tem jogadores suspensos. Se você for afastar alguém cada vez que o torcedor questionar, vai precisar ter 180 jogadores — discursou.
O Grêmio também busca recuperação no Brasileirão. Nas duas últimas rodadas, dividindo atenções com o confronto de volta da Libertadores com o Flamengo, o Tricolor foi derrotado por Bahia e Fortaleza, resultados que fizeram o clube deixar o G-6. Adversário gremista, o Botafogo vem de vitória. Na segunda-feira, o Alvinegro bateu o CSA, no Nilton Santos, por 2 a 1 e ganhou fôlego na briga contra o rebaixamento.