O jogo de volta da semifinal da Libertadores entre Grêmio e Flamengo decidirá o clube brasileiro que estará na grande final da competição, que será realizada no dia 23 de novembro, em Santiago, no Chile. Se a primeira partida foi marcada pelo reencontro de alguns jogadores da equipe tricolor com o clube que os revelou, no confronto do Maracanã será a vez de oito atletas gremistas jogarem no Estado onde nasceram. São eles: Léo Moura, Galhardo, Cortez, Michel, Maicon, André, Felipe Vizeu e Da Silva.
Mais experiente do elenco gremista, Léo Moura nasceu no município de Niterói e tem forte relação com o Rio de Janeiro. Foram 11 temporadas jogando pelo Flamengo. Por lá, o lateral conquistou o Brasileirão de 2009, além das Copas do Brasil de 2006 e 2013. Léo Moura também teve passagens por Botafogo (na base) e Fluminense. Já Galhardo é natural de Nova Friburgo. O atleta, que surgiu no Flamengo como meia-direita em 2009, já estreou sendo campeão brasileiro pelo rubro-negro.
A capital fluminense é a cidade natal de quatro jogadores do Grêmio. O lateral Cortez passou por quatro clubes do Estado, entres eles o Nova Iguaçu e o Botafogo. No último, teve o seu maior destaque, sendo inclusive convocado para a Seleção Brasileira, no Superclássico das Américas de 2011. Outro carioca, o volante Michel começou a carreira no São Cristóvão e teve passagem pelo Madureira. Como curiosidade, o Grêmio não foi a primeira equipe gaúcha onde ele atuou, já que em 2011 defendeu o extinto Porto Alegre.
Também nascido no Rio de Janeiro, Maicon foi revelado pelo Fluminense. Pelo clube que iniciou a carreira, foi campeão estadual no ano de 2005. Passou por Madureira e Botafogo. O atacante André é de Cabo Frio. Revelado pelo Santos em 2010, chegou a jogar pelo Vasco, em 2017, onde disputou 27 partidas e marcou 12 gols.
Dois nomes não estão na lista da Libertadores
Dos oito nomes, apenas seis devem estar no Maracanã. Os outros dois, Da Silva e Felipe Vizeu, não viajarão com o restante da delegação. Destaque da base gremista, o centroavante Da Silva não chegou a ter passagens pelo futebol do Estado onde nasceu. O carioca recentemente renovou o contrato com o Grêmio até o ano de 2021.
Felipe Vizeu, que não joga desde julho por conta de uma lesão no joelho, é do município de Três Rios. Surgiu no Flamengo, em 2016, e foi integrado ao elenco principal após se destacar na conquista da Copa São Paulo de Futebol Júnior daquele ano. Foi campeão estadual pelo clube carioca em 2017.
Os oito cariocas do Grêmio
- Léo Moura: Niterói
- Galhardo: Nova Friburgo
- Cortez: Rio de Janeiro
- Michel: Rio de Janeiro
- Maicon: Rio de Janeiro
- André: Cabo Frio
- Felipe Vizeu: Três Rios
- Da Silva: Rio de Janeiro