O Grêmio pós-Copa América tem mostrado melhor resultado dentro de campo no Campeonato Brasileiro do que no início da temporada. A melhora é apontada pelos números do clube gaúcho na competição. Após 11 jogos desde o retorno do torneio, o time de Renato Portaluppi venceu cinco, empatou cinco e perdeu apenas uma partida.
O único revés, inclusive, foi para o líder do Brasileirão e adversário nas semifinais da Libertadores: o Flamengo. Ocupando a sétima colocação na tabela, o aproveitamento pós-Copa América do Tricolor, até agora, é de 60,6%.
Antes da competição continental, foram nove jogos: três vitórias, dois empates e quatro derrotas. Em 11° lugar na tabela, o aproveitamento era de apenas 40,7%.
A justificativa para a má fase dada pelo técnico gremista, na época, foi o grande número de desfalques por lesões. Ele também citou as disputas paralelas: Libertadores e Copa do Brasil.
— Eu havia dito antes da parada da Copa América que não estava contente, mas tínhamos um problema muito sério que era o desfalque dos jogadores no departamento médico. Eu falei para vocês: "Depois da Copa América, quando todos estiverem recuperados, o Grêmio vai ser diferente". Esperamos continuar crescendo e conquistar mais um título esse ano. É difícil, mas vamos tentar. O objetivo é conquistar, no mínimo, mais uma taça — disse Renato Portaluppi, após o retorno do Brasileirão em julho.
Os jogos do Grêmio após a Copa América
- 13/7 - Grêmio 2x1 Vasco
- 20/7 - Inter 1x1 Grêmio
- 29/7 - CSA 0x0 Grêmio
- 5/8 - Grêmio 3x3 Chapecoense
- 10/8 - Flamengo 3x1 Grêmio
- 17/8 - Grêmio 1x1 Palmeiras
- 24/8 - Grêmio 2x1 Athletico-PR
- 31/8 - São Paulo 0x0 Grêmio
- 8/9 - Cruzeiro 1x4 Grêmio
- 15/9 - Grêmio 3x0 Goiás
- 21/9 - Santos 0x3 Grêmio
Os números do Grêmio após a Copa América
- 11 jogos
- 5 vitórias
- 5 empates
- 1 derrota
- 20 gols
- 60,6% de aproveitamento