O Grêmio foi eliminado da Copa do Brasil ao perder para o Athletico-PR na Arena da Baixada. No tempo normal, sofreu 2 a 0, mesmo resultado da vitória no jogo de ida, em Porto Alegre. Nos pênaltis, 5 a 4 para os paranaenses, que avançaram à decisão do torneio.
Em campo, o Grêmio teve uma das piores atuações dos últimos tempos. Na entrevista coletiva após a partida, o técnico Renato Portaluppi disse que sua equipe "não jogou nada". Ao analisar as estatísticas, pode-se confirmar que o time ficou abaixo do esperado.
Uma dos princípios do time de Renato é ter a bola. Na Arena da Baixada, no entanto, o Grêmio terminou a partida com apenas 31% de posse. A título de comparação, a equipe tinha média de 51% do tempo de bola na Copa do Brasil, segundo dados do Footstats. Com isso, o Athletico-PR dominou os espaços do campo (veja na imagem abaixo).
Outras estatísticas mostram a superioridade dos paranaenses. No total, foram 438 passes certos, com 26 errados, contra apenas 130 completados pelo Grêmio, que errou 33. Além disso, os donos da casa, precisando reverter a vantagem gremista, arriscaram mais durante os 90 minutos, com 27 cruzamentos, acertando quatro, contra 12 dos visitantes, que acertaram apenas dois. Nas finalizações, 12 a 9 para o Furacão. Aos 14 minutos do segundo tempo, Kannemann foi expulso, deixando o Tricolor com um a menos.
Nos dois gols do Athletico, um detalhe chama a atenção: jogadas iniciadas pelo lado direito de defesa do Grêmio. Ainda no primeiro tempo, o lateral Leonardo saiu de campo com dores no joelho. Antes de ser substituído por Galhardo, a equipe mandante aproveitou o espaço no setor para avançar com Rony. Foi dele o passe para Bruno Guimarães, que parou no travessão. Na sobra, Nikão abriu o placar. No segundo tempo, o cruzamento também veio da esquerda, novamente com Rony, que Marco Ruben aproveitou para marcar.
O lado esquerdo do ataque atleticano, do meio para frente, foi onde o time mais teve posse e passes certos, em especial com Bruno Guimarães, Marcio Azevedo e Rony, enquanto esteve em campo — foi substituído por Vitinho (veja na montagem ao lado).
Classificado à final, o Athletico buscará, contra o Inter, seu primeiro título de Copa do Brasil. Ao Grêmio, restam as disputas do Brasileirão, em que a equipe ocupa o 11º lugar com 22 pontos — 14 a menos que os líderes Flamengo e Santos —, e a Libertadores, onde o time enfrentará o clube carioca nas semifinais, marcadas para os dias 2 e 23 de outubro.