Está sendo divulgado que a comissão de arbitragem da gloriosa CBF vai disponibilizar, ou já disponibilizou, para o Grêmio o malfadado áudio do pênalti claro não marcado para o Tricolor no jogo contra o Athletico-PR: desde que o Grêmio vá até a sede da entidade. Tenho opinião formada sobre esse fato.
Se fosse dirigente do clube, com certeza não iria atender esta esmola da CBF. Por que esperar uma semana para tornar público e ainda sob reservas aquilo que todo o torcedor tem o direito de saber? Isso dá margem a interpretações. Por que tanto tempo sob segredo?
Já disse, escrevi e repito que Leonardo Gaciba é um homem correto, um profissional do mais alto nível e que deveria mostrar ao mundo todo a decisão adotada pelo VAR e pela arbitragem. Faço questão de enfatizar para que não pairem dúvidas, por parte de alguns mal-intencionados que agem com má-fé, que jamais rotulei um árbitro de ladrão. Nunca! Desafio alguém que prove o contrário.
Incompetência generalizada
Mas a incompetência é generalizada. Gaciba teve a oportunidade de desfazer uma pequena parte que fosse dessa incompetência, pela sua capacidade pessoal de ter sido um árbitro de primeiro nível e sobre quem jamais pairou qualquer dúvida sobre seus procedimentos.
Mesmo que todos chegássemos à conclusão de que houve erro de arbitragem ou do VAR, que fosse reconhecido tal erro. Haveria uma inequívoca demonstração de transparência e lealdade com o esporte. Da forma com que foi conduzida a questão, restará sempre uma dúvida.