O Grêmio está desacostumado a jogar no "horário nobre" do futebol brasileiro. No próximo final de semana, o Tricolor disputará pela primeira vez no Brasileirão 2019 um jogo em um domingo, às 16h. Será o confronto com o Goiás, na Arena, válido pela última rodada do primeiro turno.
A última vez que o time de Renato Portaluppi atuou neste dia e horário foi em 14 de abril, há cerca de cinco meses: jogo de ida da final do Gauchão contra o Inter, no Beira-Rio, partida que terminou em empate por 0 a 0.
Contra o Goiás, será apenas a quarta partida do Grêmio na temporada em um domingo às 16h. Na fase final do Gauchão, a equipe gremista atuou em apenas três oportunidades: na goleada por 6 a 0 sobre o Juventude, nas quartas de final, na vitória por 3 a 0 sobre o São Luiz, na semifinal, e no Gre-Nal decisivo.
Em 18 rodadas disputadas até agora, o Grêmio esteve em campo pelo Brasileirão apenas em horários alternativos, como sábado às 19h e domingo às 11h, entre outros. É uma situação relativamente nova. No primeiro turno do Brasileirão 2018, o Tricolor disputou quatro jogos nos domingos às 16h, contra apenas um em 2019.
No segundo turno da competição atual, a tendência é de que o Tricolor tenha mais jogos em "horário nobre". A tabela já foi desmembrada pela CBF até a 27ª rodada. Nos dias 29 de setembro e 6 de outubro, a equipe de Renato jogará contra Fluminense e Corinthians, respectivamente, no tradicional horário de domingo, às 16h. O jogo contra os cariocas será no Maracanã, enquanto o duelo com o Corinthians está marcado para a Arena.