Diferente do que ocorreu no primeiro semestre, quando conviveu com muitas lesões, o Grêmio enxugou seu departamento médico após a Copa América. Precisando do grupo para disputar as três competições que tem nesse semestre, o técnico Renato Portaluppi tem apenas três jogadores do elenco que estão machucados, neste momento: Michel, Felipe Vizeu e Marcelo Oliveira.
De acordo com Paulo Rabaldo, médico do Grêmio, o mais próximo de voltar aos gramados é Michel. Após passar por uma artroscopia no joelho esquerdo, o volante está realizando trabalhos intensos para deixar o departamento médico e passar a realizar atividades sob os cuidados da preparação física tricolor.
— Ele está fazendo trabalhos de transição. Realizando algumas atividade com o preparador físico e outras com os fisioterapeutas. São trabalhos fortes, com carga, para ver o nível de recuperação. Ainda não existe prazo de retorno, ele segue sendo reavaliado diariamente — comentou.
Ainda em recuperação da cirurgia realizada no mês de julho, Felipe Vizeu vai demorar para ficar à disposição de Renato Portaluppi. A tendência é que ele volte aos trabalhos no fim do mês de setembro.
O caso de Marcelo Oliveira é o mais grave. Após ter passado por cirurgia de reconstrução dos ligamentos do joelho direito, o atleta só voltará aos treinamentos na temporada de 2020.