Grêmio ganhou folga no calendário em função do compromisso do Athletico-PR, adversário na semifinal da Copa do Brasil, na J.League YBC Levain Cup/Conmebol, a antiga Copa Suruga, no Japão. Sem jogos no meio da próxima semana, a comissão técnica vai aproveitar o período para fazer trabalhos específicos com atletas que apresentam algum déficit físico.
— A gente sempre comemora a semana aberta porque consegue desenvolver algumas atividades que não são possíveis com sequência de jogos. Nós conseguimos individualizar o trabalho de forma mais pontual e atacar os déficits de cada atleta. Há tempo para dar o estímulo e ter a recuperação — destacou o preparador Rogério Dias, o Rogerinho.
O objetivo será preparar os jogadores para sequência de decisões que o Grêmio terá em Copa do Brasil e Libertadores. Serão quatro semanas seguidas de partidas das copas nos meios de semana. Em razão disso, porém, o Tricolor deverá poupar atletas no Brasileirão. Rogerinho admitiu que será praticamente impossível escalar força máxima em todos os jogos do período.
— Com viagens e jogos decisivos é inviável colocar a mesma equipe em todos os jogos. São passadas informações para o Renato sobre fisiologia, nutrição e preparação física. A gente leva essas informações para ele e, por isso, essa rodagem no time — explicou o preparador.