A lesão no quadril de Cortez é mais uma das preocupações do Grêmio para o confronto diante do Palmeiras, na próxima terça-feira (27), pela Libertadores. Na partida de ida, em Porto Alegre, ele deixou o campo aos 19 minutos do primeiro tempo, em virtude da contusão e acabou sendo substituído por Juninho Capixaba.
Caso o titular da lateral esquerda gremista não se recupere a tempo, Renato Portaluppi irá manter Juninho — ex-jogador de Corinthians e Bahia na equipe. Contratado por empréstimo, em julho do ano passado, Capixaba foi adquirido em definitivo, em fevereiro. A direção gremista desembolsou R$ 6 milhões, divididos em 10 parcelas pagas ao Corinthians, dono dos direitos econômicos do jogador de 22 anos.
No Grêmio, Juninho estreou contra o Paraná, no dia 15 de setembro de 2018. E a primeira aparição com a camisa tricolor foi extremamente positiva. Com bom desempenho, ele ainda foi o autor do segundo gol, na vitória por 2 a 0. Até o final da temporada passada, fez mais três jogos e marcou outros dois gols, trazendo para si uma fama de "lateral artilheiro".
Os bons jogos em 2018 e um bom começo no Gauchão deste ano, quando marcou mais dois gols nas duas primeiras rodadas, contra Novo Hamburgo e Aimoré, fizeram alguns torcedores questionar a titularidade de Cortez, sempre contestado por apresentar deficiência nos cruzamentos.
Porém, Renato manteve Cortez como titular e Juninho Capixaba como alternativa. Em 2019, o lateral que iniciou a carreira, depois de passar em uma peneira no Bahia, em 2011, já esteve em campo em 24 oportunidades, 21 delas como titular. O camisa 29 atuou durante 2.016 minutos e deu uma assitência, para Luan, no Gre-Nal do Brasileirão.