O Grêmio recebe o Athletico-PR nesta quarta-feira (14), às 21h30min, na Arena. A partida é válida pelo jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil. A volta está marcada para o dia 4 de setembro.
GaúchaZH enumera cinco motivos para assistir ao duelo. Confira:
1) Busca por vantagem
Assim como ocorreu nas oitavas de final da Libertadores, o Grêmio decidirá fora de casa na Copa do Brasil. Por isso, é fundamental que construa uma vantagem no primeiro jogo, na Arena. Contra o Libertad, por exemplo, a vitória por 2 a 0 deu tranquilidade para que o time jogasse mais à vontade no Paraguai. Diante dos paranaenses, a missão será semelhante.
2) Retrospecto positivo
É verdade que o retrospecto não entra em campo, mas é importante pisar no gramado mais confiante. Grêmio e Athletico-PR já se cruzaram em quatro oportunidades ao longo da história da Copa do Brasil. A mais emblemática, claro, foi em 2016, quando o Tricolor até perdeu no tempo normal, mas classificou-se nos pênaltis posteriormente, vindo a conquistar o título no final do ano. Também eliminou o clube paranaense em 1996 (empatando por 1 a 1 na ida, na Arena da Baixada, e vencendo por 3 a 0 no Olímpico) e em 2017 (com vitórias por 4 a 0 em Porto Alegre e 3 a 2 em Curitiba). O único insucesso veio em 2013, quando perdeu por 1 a 0 no Paraná e empatou 0 a 0 em solo gaúcho.
3) Reencontro com Marco Ruben
Do outro lado do campo estará um antigo carrasco tricolor. Em 2016, vestindo a camisa do Rosario Central, o centroavante Marco Ruben marcou o único gol da vitória argentina, pelas oitavas de final da Libertadores, que culminaria com a eliminação gremista fora de casa. Portanto, o confronto com o Athletico-PR nesta quarta representa o reencontro com o jogador e, mais do que isso, a chance de dar-lhe o troco.
4) Um dos maiores públicos de 2019
Nesta terça-feira, o presidente Romildo Bolzan Júnior veio aos microfones para convocar o torcedor a comparecer apoiar a equipe de maneira incondicional.
— Teremos mais de 45 mil pessoas certamente na Arena — disse Bolzan.
Se, de fato, se concretizar a projeção do presidente, teremos a segunda maior lotação da Arena na temporada. Até agora, a final do Gauchão, conquistada nos pênaltis sobre o Inter, apresentou o maior público, com 51 mil torcedores. Logo atrás vem o Gre-Nal da primeira fase do Estadual, vencido pelos reservas por 1 a 0, com 44 mil pessoas.
5) Everton como artilheiro da Arena
Desde que a Arena foi inaugurada, em 2012, ninguém marcou mais gols do que Luan (39). Porém, depois que perdeu a titularidade, o camisa 7 viu um companheiro de time encostar em sua liderança. Se balançar as redes atleticanas nesta noite, Everton irá igualar a marca. Caso faça dois gols, se tornará o maior artilheiro da casa gremista. E, convenhamos, tratando-se de Cebolinha, é bom não duvidar.