Pepê teve a bola do jogo contra o CSA, na última segunda-feira (29), mas chutou para fora o lance cara a cara com o goleiro Jordi. Inconformado com a chance perdida e com o resultado da partida no Estádio Rei Pelé, o jovem de 22 anos deixou o gramado chorando e sendo consolado pelos companheiros.
Apesar do gol perdido, que poderia ter dado a vitória ao Grêmio em Maceió, o jogador cotado para substituir Everton caso o camisa 11 seja vendido, já teve algumas atuações de "gente grande" na temporada. No Brasileirão, foi responsável direto por pelo menos seis pontos dos gaúchos. Vice-artilheiro do clube na temporada, com sete gols em 23 jogos, Pepê foi defendido por companheiros após o jogo.
— Todo atleta quer fazer gol, aproveitar as oportunidades. Mas faz parte, e o grupo apoia bastante (o Pepê). Ele já levantou a cabeça, agora é seguir em frente e aguardar outras chances — defendeu Darlan, titular pela primeira vez no Brasileirão na noite de segunda-feira.
Diretor de futebol gremista, Alberto Guerra fez questão de ressaltar a confiança da direção no atleta e considerou normal o abatimento após o lance.
— A gente deu força a ele, é hora de esfriar a cabeça. O Pepê é um fenômeno, já nos ajuda e vai ajudar muito mais. Está no caminho, é um jogador promissor, é normal o menino se abater. O Grêmio teve outras oportunidades para matar o jogo, alguns que não chegaram a resultar em arremate, mas que foram lances perigosos — afirmou o dirigente.
Relembre as atuações decisivas de Pepê no Brasileirão
Grêmio 2 x 1 Vasco
Após sair perdendo para o Vasco, o Grêmio conseguiu uma virada em tarde inspirada de Pepê. O atacante chamou a responsabilidade, marcou duas vezes e garantiu a virada gremista. No primeiro, ele recebeu a bola fora da área, foi para cima da marcação vascaína e, em um chute cruzado, igualou o marcador. O segundo gol foi de centroavante. Após cruzamento de Léo Moura, o atacante de 1,75 cm subiu mais que a defesa adversária e garantiu a vitória tricolor.
Grêmio 1 x 0 Fortaleza
Antes da parada para a Copa América, o Grêmio convivia com a zona de rebaixamento. Pressionado pelas atuações abaixo da média, mas classificado para as quartas de final da Copa do Brasil e oitavas da Libertadores, o Tricolor precisava voltar a vencer no Brasileirão. Atuando no estádio Centenário, em Caxias do Sul, os comandados de Renato venceram o Fortaleza por 1 a 0. O gol foi marcado aos 44 minutos do segundo tempo. Após um passe perfeito de Jean Pyerre, Pepê chutou cruzado, dentro da área, para garantir os três pontos.
Os números da temporada
- Jogos: 23
- Jogos como titular: 12
- Gols: 7