Jogando com reservas fora de casa, o Grêmio ficou no empate em 0 a 0 com o CSA na noite desta segunda-feira (29), no complemento da 12ª rodada do Brasileirão.
Em jogo truncado, o Grêmio não conseguiu ter bom desempenho para sair com a vitória. Após a partida, o técnico Renato Portaluppi falou sobre o resultado, admitindo que a atuação não foi das melhores, mas que o time teve as melhores chances em um gramado considerado ruim pelo treinador.
— Se alguém merecia vencer, não que o Grêmio tenha feito um bom jogo, foi o Grêmio. As melhores chances foram nossas. CSA estava jogando em casa, segunda partida seguida, quem tinha que buscar a vitória era o CSA. Importante que o Grêmio veio para ganhar, não fez uma grande partida, o gramado não era dos melhores, mas tomamos decisões erradas nas poucas chances que tivemos, com certeza nos prejudicou. A gente sai daqui apenas com um ponto, mas certamente o melhor seria os três, mas não deu. Vamos continuar o trabalho e pensar na Libertadores — afirmou Renato.
O Grêmio teve mais posse de bola durante a partida, mas criou poucas chances claras de gol. Um dos motivos pode ter sido a condição do gramado, criticado pelo comandante gremista, além da tomada de decisões:
— Não é desculpa, mas o Grêmio tem um toque de bola muito bom, independentemente de quem joga. Mas o gramado hoje estava muito duro, muito seco. Mas nosso maior problema foi na hora de tomar a decisão, do último passe, de decidir qual a melhor jogada, se cruzasse, se chutasse. Por isso a gente tem conversado, tenho corrigido. Tem jogadas que têm de tomar a decisão rápida e a decisão certa, hoje tivemos uns dois contra-ataques, três contra dois, para fazer o gol, mas tomamos a decisão errada, e nessas horas consequentemente você não consegue o objetivo, que é o gol. Hoje esse foi nosso maior erro contra o CSA.
Com o empate em Maceió, o Grêmio soma 16 pontos, ficando na 11ª posição na tabela. Na próxima rodada do Brasileirão, a equipe recebe a Chapecoense, na outra segunda-feira, na Arena. Antes, enfrenta o Libertad, quinta-feira, em Assunção, no jogo de volta das oitavas de final da Libertadores.