A imprensa baiana destaca, nesta terça-feira (16), a possibilidade de o atual elenco do Bahia atingir o melhor resultado da história do clube em Copas do Brasil.
"Hora de fazer história, Baêa" é a manchete principal do caderno de esportes do jornal A Tarde, que relembra capas antigas, quando o Tricolor baiano foi eliminado justamente nas quartas de final do torneio, incluindo as derrotas para o próprio Grêmio, em 1989 e 2012, além da de 1990, quando Renato Portaluppi era o camisa 7 do Flamengo, que se sagraria campeão.
Além destas três desclassificações nas quartas, o Bahia ainda amarga eliminações, nesta fase, para Juventude (1999), Atlético-MG (2002) e Palmeiras (2018). Destas seis tentativas frustradas de chegar a uma semifinal de Copa do Brasil, apenas duas foram dentro de casa: contra o Juventude, com derrota nos pênaltis, e para o Atlético-MG, no critério do gol marcado fora de casa.
Por tudo isso, o Grêmio deve esperar um estádio cheio. Existe a expectativa de quebra de recorde de público da Arena Fonte Nova, em jogos de clubes baianos, e uma equipe bastante motivada para fazer história e deixar para trás o trauma das eliminações nas quartas de final, que começou justamente na primeira edição da Copa do Brasil, quando o próprio Tricolor gaúcho venceu o então campeão brasileiro por 2 a 0, na Fonte Nova, e selou a classificação com um 1 a 0, no velho Estádio Olímpico.