O Grêmio está atrás de um volante. O Tricolor já esbarrou em nomes como Otávio, do Bordeaux, e Lucas Silva, do Cruzeiro. A bola da vez é Rafael Carioca, jogador formado nas categorias de base do clube gaúcho. O atleta seria um desejo do técnico Renato Portaluppi para o segundo semestre. No entanto, há um entrave financeiro.
Atualmente no Tigres, do México, Rafael Carioca é titular da equipe treinada pelo brasileiro Tuca Ferretti.
— Carioca é um jogador que é muito valioso para o Tigres, ele foi titular em 90% ou 95% dos jogos. Quando chegou, tomou rapidamente o lugar que era de Pizarro, quando este foi vendido para o Servilla, da Espanha. Com ele, o Tigres foi campeão em uma final histórica com ele contra o Rayados no clássico local. Quando Pizarro retornou, muitos pensaram que Rafael perderia a posição, e isso não ocorreu. O técnico teve de tirar Dueñas para que ambos pudessem jogar juntos — conta o jornalista Diego Armando Medína, do portal Multimedio Deportes.
Segundo Medína, a capacidade ofensiva do volante brasileiro conquistou a torcida mexicana.
— Os torcedores contam com o Rafael, ele marca gols aqui. É um excelente jogador. A torcida está preocupada que ele possa sair — destacou Medína, do portal Multimedios Deportes.
Setorista do Tigres, Roberto Trevino tratou de exaltar as qualidades do meio-campista. De acordo com ele, o atleta é fundamental no esquema da equipe.
— Ele é ótimo na contenção. É um jogador-chave no Tigres, rouba muitas bolas. Tem uma visão de jogo e um chute de longa distância acima da média, que fez com que ele virasse ídolo da torcida — diz Trevino.
Medína afirmou que a renovação do atleta com a equipe mexicana já está sendo tratada. Segundo o jornalista, Rafael Carioca tem contrato até a metade do ano que vem e a direção do Tigres tenta prorrogar o vínculo por mais uma temporada. O Grêmio tenta uma contratação por empréstimo, que já foi vetada pelos mexicanos.
—Ele é ídolo aqui. Para o Tigres, ele é inegociável — atestou Medína.