Em busca de um atacante para reforçar o setor em caso de saída do Everton, o Grêmio observa o mercado. A alternativa mais próxima de desembarcar na Arena é a de Luciano, do Fluminense, que pertence ao Leganés-ESP. Outro nome tratado é o do centroavante Arthur Cabral, do Palmeiras.
O atleta, revelado pelo Ceará, está em São Paulo desde o início desta temporada. Conforme o colunista de GaúchaZH Pedro Ernesto Denardin, o valor pedido pelo Palmeiras para negociar Arthur Cabral é de 6 milhões de euros (R$ 25,12 milhões). O centroavante tem apenas quatro partidas disputadas e um gol marcado. No Campeonato Brasileiro, não disputou nenhum jogo.
Segundo o diretor de futebol do Grêmio, Deco Nascimento, não há interesse pelo centroavante.
— Especulação — afirmou dirigente.
Em meados de 2018, antes do acerto com a equipe paulista, o Grêmio chegou a buscar informações sobre Arthur. À época, ele ampliou o vínculo com o Ceará e, posteriormente, foi negociado com o clube paulista. Na temporada passada, o jogador atuou em 55 jogos e teve 24 gols marcados.
Além do valor pedido pelo time paulista, outros dois pontos que dificultariam uma investida do Grêmio seriam a negativa do Palmeiras em liberar jogadores para adversários diretos na briga por títulos, além da impossibilidade do atleta entrar em campo pelo Tricolor na Copa do Brasil, que já teve encerrada a etapa de inscrições; e na Libertadores, torneio que o verdão já havia inscrito o atacante.