O Grêmio encara o Bahia pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil nesta quarta-feira (10). A partida que ocorre na Arena, às 19h15min, marca mais um encontro do time de Renato Portaluppi com Roger Machado. Até o momento, o treinador que trabalhou no Tricolor entre 2015 e 2016 leva vantagem nos confrontos com o clube em que é ídolo.
As duas primeiras partidas de Roger contra o Grêmio ocorreram no Gauchão 2015, quando o técnico comandava o Novo Hamburgo e Luiz Felipe Scolari treinava o Tricolor. O primeiro jogo, da fase classificatória, terminou em vitória da equipe da Capital, por 1 a 0, gol de Ramiro, no Estádio do Vale.
Nas quartas de final, os clubes voltaram a se encontrar na Arena. A partida terminou empatada em 1 a 1 no tempo normal, com gols de Geromel, para o Grêmio, e Fred, para o Novo Hamburgo. Assim, a decisão da vaga na semifinal foi nos pênaltis, com o Tricolor vencendo por 6 a 5.
O primeiro confronto de Roger e Grêmio pelo Brasileirão ocorreu em 2018. O técnico, então à frente do Palmeiras, venceu o time gaúcho por 2 a 0, em Porto Alegre, pela 10ª rodada.
Na ocasião, o Grêmio, além de ser derrotado, viu o Palmeiras ultrapassá-lo na tabela do campeonato nacional. Mas Roger, pouco mais de um mês depois da vitória na Arena, foi demitido, ficando sem assumir um clube até acertar com o Bahia, no início de abril.
No segundo confronto com o ex-lateral-esquerdo pelo Brasileiro, outra derrota tricolor. O jogo foi válido pela 7ª rodada do Brasileirão 2019. Como a Arena Fonte Nova estava cedida para a Conmebol, devido à Copa América, as equipes jogaram no Estádio Municipal do Pituaçu. A boa fase do time de Roger levou mais de 30 mil torcedores ao jogo.
O único gol foi marcado aos nove minutos do segundo tempo. Em contra-ataque, Artur bateu cruzado e Geromel cortou o chute com o braço esquerdo: pênalti. Fernandão bateu com força, no canto direito, sem chances para Paulo Victor.
Veja os números de Roger contra o Grêmio
- 4 jogos
- 2 vitórias
- 1 empate
- 1 derrota
- 58% de aproveitamento
Confira os jogos de Roger contra o Grêmio
- 1/6/2019 — Bahia 1x0 Grêmio (Brasileirão)
- 6/6/2018 — Grêmio 0x2 Palmeiras (Brasileirão)
- 9/4/2015 — Grêmio 1(6)x(5)1 Novo Hamburgo (Gauchão/quartas de final)
- 25/3/2015 — Novo Hamburgo 0x1 Grêmio (Gauchão)