Renato Portaluppi deve escalar um time reserva no clássico Gre-Nal 421, no Beira-Rio, no próximo sábado (20), às 19h. Depois da classificação contra o Bahia na Copa do Brasil, o elenco gremista desembarcou em Porto Alegre no início da manhã desta quinta e deve ser poupado no clássico. Assim, as projeções de qual equipe o técnico deve mandar a campo começam a ser feitas e uma das principais dúvidas — talvez a maior — é Diego Tardelli.
Após a vitória sobre o Vasco, o presidente Romildo Bolzan Júnior e o treinador gremista expuseram a insatisfação do camisa 9 na equipe. Por conta disso, ele sequer foi relacionado para a partida de ida da Copa do Brasil contra o Bahia e diante da equipe carioca. Na classificação sobre o time de Roger Machado na Arena Fonte Nova, ele voltou a ser relacionado, mas ainda sem sair do banco.
A tendência é de um clássico 421 de reservas — mais uma vez — no Campeonato Brasileiro (a anterior foi no Gauchão). Se isso se confirmar, o grande reforço do Grêmio na temporada vira a principal dúvida do treinador. Afinal, ao lado de Luan, Tardelli seria a grande referência técnica da equipe suplente, que não tem mais os negociados Marinho e Montoya e o lesionado Felipe Vizeu.
Atualmente, Diego Tardelli tem seis partidas disputadas no Brasileirão, o número exato de jogos que permite que ele dispute a Série A por outro time. Após a eliminação para o Cruzeiro, o presidente do Atlético-MG negou interesse no atleta, que é ídolo local. Se ele voltar a entrar em campo, justamente em um clássico, pode mostrar para comissão técnica, direção e torcedores que quer seguir em Porto Alegre — e não terá como disputar o Brasileirão de 2019 por outro time.