Depois de superar o Bahia e garantir a classificação para a semifinal da Copa do Brasil 2019, tudo é Gre-Nal. O clássico 421 será disputado no próximo sábado (20), no Beira-Rio, às 19h, e pode ter um Grêmio reserva. Há quatro meses, o Rio Grande do Sul viveu uma realidade semelhante. Faltando duas rodadas para o fim da fase classificatória, as equipes já estavam classificadas, e o duelo valia pouco. Assim, os dois técnicos acabaram escalando um time reserva. O time azul mudou bastante de lá para cá.
Depois da vitória na Arena Fonte Nova, o Tricolor mal descansou e viajou durante a madrugada de volta para Porto Alegre. A equipe de Renato Portaluppi desembarcou às 6h da manhã no aeroporto Salgado Filho e treina na tarde desta quinta, no CT Luiz Carvalho. Autor do gol do triunfo em Salvador, Alisson exaltou o feito, mas admitiu que o time titular poderia ser poupado no Brasileirão.
— Aquele empate (no jogo de ida) foi com uma equipe muito difícil. Na primeira partida, não fomos o Grêmio que costumamos ser. Hoje (quarta), fomos coroados com a vitória. Fico feliz também pelo gol. Espero que possamos descansar, porque temos muitos jogos pela frente — disse o craque da partida em Salvador.
No dia 17 de março, o Grêmio entrou em campo com apenas um titular: Leonardo Gomes. O lateral-direito — que foi um dos mais utilizados pelo treinador na temporada — foi o autor do gol que garantiu os três pontos na Arena. Os demais eram todos suplentes. No entanto, a fotografia deve ser bem distante da do próximo embate. O time que começou o clássico 418 teve Brenno; Leonardo Gomes, Paulo Miranda, Marcelo Oliveira e Juninho Capixaba; Rômulo e Matheus Henrique; Montoya, Jean Pyerre e Pepê; André.
No gol, Brenno deve dar lugar a Julio César. Na direita, Leonardo Moura, plenamente recuperado, reassume a posição. No miolo da zaga, Paulo Miranda se recupera de lesão após quatro meses e disputaria a posição com Rodrigues. David Braz assume o lugar de Marcelo Oliveira, também machucado. Na esquerda, Juninho Capixaba seria mantido.
Rômulo está praticamente escalado. O experiente volante pode formar uma dupla defensiva no meio com Darlan, já que Matheus Henrique virou titular. Outro que não tem mais a alcunha de suplente é Jean Pyerre. O meia, que saiu lesionado da partida de quarta, também pode não estar plenamente recuperado. Neste caso, Luan retorna como meia ou falso 9. Nas pontas, Diego Tardelli e Pepê (este que começou jogando no Gauchão) são os favoritos. Mas o camisa nove é a principal dúvida por conta de não ter sido relacionado em duas partidas. Se ele não atuar, jogaria Vico.
Assim, faltaria uma posição com dois concorrentes. Se Luan for falso 9, Thaciano pode começar jogando. Se ele for recuado, o garoto Da Silva pode iniciar. Logo, o possível Grêmio reserva para o clássico 421 teria: Julio César; Leonardo Moura, Rodrigues, David Braz e Juninho Capixaba; Darlan e Rômulo; Diego Tardelli (Vico), Thaciano (Da Silva) e Pepê; Luan.