
Brilhou a estrela de Alisson e o Grêmio venceu o Bahia por 1 a 0 na noite desta quarta-feira (17), garantindo a classificação às semifinais da Copa do Brasil. O camisa 23, que era cotado para nem começar o jogo na Arena Fonte Nova — que registrou seu recorde de público —, marcou um gol e causou a expulsão de um atleta do time da casa, sendo o craque do jogo.
O Grêmio começou a partida parecendo que estava em casa. Era o time de Renato que tinha a bola e controlava as ações ofensivas. Tanto que a primeira finalização foi do time gaúcho, aos cinco minutos. Depois de ganhar um escanteio, Jean Pyerre cruzou, o lateral-esquerdo Moisés cortou e Matheus Henrique chutou, da entrada da área, sobre a meta defendida por Douglas Friedrich. A resposta do Bahia veio aos nove minutos, também na bola aérea. Mas Gilberto cabeceou fraco, nas mãos de Paulo Victor.
Para tentar equilibrar as ações, o técnico Roger Machado adiantou as linhas da sua equipe, que passou a pressionar a saída de bola gremista. Assim, o jogo ficou mais parelho, ainda que nenhum dos times assustasse a meta adversária.
A grande chance dos donos da casa surgiu após uma falta discutível de Kannemann em Elton, que rendeu um cartão amarelo para o argentino, aos 24 minutos. Ramires jogou a bola na área, a zaga cortou e, na sobra, Lucas Fonseca chutou forte para boa defesa do goleiro gremista.
O Tricolor gaúcho voltou a arriscar só aos 33 minutos, depois de uma ligação direta de Paulo Victor. Everton ficou com a bola e escorou para André, que finalizou de primeira para fácil defesa de Douglas. Rapidamente o goleiro do Bahia lançou Gilberto, que deu uma casquinha na bola para que ela chegasse onde estava Artur. O perigoso meia-atacante passou por Cortez e chutou com perigo, à esquerda do gol gremista.
A melhor chance do Grêmio tem em sua origem uma bela jogada de Jean Pyerre, aos 42. O garoto deu um drible de futsal na entrada da área e encontra André no meio. O centroavante finalizou rasteiro, no canto, mas Douglas espalmou para escanteio. Alisson cruzou, a defesa afastou e, na sobra, depois de uma bate e rebate, Matheus Henrique chutou para nova defesa do goleiro do Bahia.
Assim terminou o primeiro tempo, com o Grêmio tendo 67% da bola de bola, mas apenas quatro finalizações — duas a gol. Já a equipe de Roger Machado, apesar de ter pouco o domínio do jogo, conseguiu chutar seis vezes, também acertando duas vezes o alvo. E, para o capitão Maicon, ganharia quem estivesse mais concentrado.
— É decisão, último jogo hoje, quem tiver mais concentração vai sair vencedor. Fizemos um bom primeiro tempo, tivemos o controle na maior parte do tempo, conseguimos finalizar. Temos de ter mais paciência no último passe — destacou o volante na saída para o intervalo.
A etapa final começou sem alterações em relação à primeira — nem nos times, nem no jogo. O Grêmio seguia com a bola, buscando o ataque, e o Bahia à espera de um contra-ataque. A primeira finalização gremista no segundo tempo foi aos 10 minutos, com Everton. Ele arrancou pela esquerda, cortou para o meio e arriscou mal, para fora, o que deixou Renato irritado na casamata.
Três minutos depois, o Bahia teve uma grande chance com Gilberto. Ele ganhou uma dividida contra Geromel dentro da área e a bola sobrou para o centroavante do time da casa, que chuta fraco, nas mãos de Paulo Victor.
Aos 17 minutos, Jean Pyerre sentiu cãibra e deu lugar a Luan. Mas quem acabou sendo decisivo foi Alisson. O meia-atacante recebeu um lindo passe de Matheus Henrique, entortou dois marcadores e finalizou rasteiro, com a perna esquerda, no canto esquerdo de Douglas: 1 a 0 para o Grêmio.
A partir do gol gremista, o jogo mudou. O Bahia precisou arriscar mais e a torcida cantava "eu acredito" como forma de incentivo para os jogadores. Roger sacou o volante Elton e colocou o meia-atacante Shaylon, aos 22.
O time de Renato, por sua vez, passou a explorar os contra-ataques. E foi assim que Alisson arrancou e acabou derrubado por Moisés. Inicialmente, o árbitro Bráulio da Silva Machado assinalou pênalti. Mas, ao consultar o VAR, voltou atrás e deu falta fora da área — além de expulsar o lateral-esquerdo do Bahia. Na cobrança, aos 32 minutos, Luan mandou em direção ao gol e Douglas espalmou para escanteio.
O Bahia ainda mandou a campo Fernandão, que quase marcou. Mas ficou no 1 a 0 para o Grêmio, que manteve o sonho do time gaúcho de conquistar pela sexta vez a Copa do Brasil e seus mais de R$ 60 milhões em prêmios.
Copa do Brasil — Quartas de final (volta) — 17/7/2019
BAHIA 0
Douglas Friedrich; Nino Paraíba, Lucas Fonseca, Juninho e Moisés; Elton (Shaylon, 23'/2º), Gregore; Elber (Arthur Caíke, 11'/2º), Ramires (Fernandão ,36'/2º) e Artur; Gilberto. Técnico: Roger Machado
GRÊMIO 1
Paulo Victor; Leonardo Gomes, Geromel, Kannemann e Cortez; Matheus Henrique, Maicon (Rômulo, 34'/2º); Alisson (Pepê, 36'/2º), Jean Pyerre (Luan, 17'/2º) e Everton; André. Técnico: Renato Portaluppi
GOL: Alisson (G), aos 18 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS: Kannemann, Maicon, Everton, Matheus Henrique e Renato Portaluppi (G), Elton, Gilberto, Fernandão e Gregore (B).
CARTÃO VERMELHO: Moisés (B).
ARBITRAGEM: Bráulio da Silva Machado (SC), auxiliado por Kleber Lucio Gil (SC) e Bruno Raphael Pires (GO). VAR: Bruno Arleu de Araujo (RJ).
PÚBLICO: 46.663 pessoas.
RENDA: R$ 1.349.590,50.
LOCAL: Arena Fonte Nova, Salvador (BA)
Próximo jogo
Sábado, 20/7/2019, 19h
INTER X GRÊMIO
Beira-Rio — Brasileirão