A escalação do Grêmio que retornará aos gramados pelas competições nacionais e Libertadores na próxima semana começa a gerar debates. Uma das posições em questão é a lateral esquerda. Lesionado na reta final do primeiro semestre, o titular Bruno Cortez foi substituído por Juninho Capixaba, que apresentou bom rendimento na parte ofensiva.
Totalmente recuperado, Bruno Cortez está de volta. Agora, Renato Portaluppi tem a missão de definir o jogador que será o titular da posição no segundo semestre de 2019. Os comentaristas de GaúchaZH analisaram os dois jogadores e opinaram sobre quem deve ser o lateral-esquerdo do Grêmio para o restante do ano.
O poder de marcação de Cortez ainda o deixa em condições de titular do time comandado por Renato Portaluppi. Por isso, na visão de Diogo Olivier, as qualidades defensivas do jogador o colocam em vantagem na disputa com Juninho.
— Ainda Cortez (deve ser o titular), pela parte defensiva. Juninho é agudo e mais atacante, porém sofre demais na hora de defender, especialmente no mano a mano. Como tem Everton hegemônico pelo corredor, Cortez equilibra melhor o setor. O lateral ideal teria um mescla de Bruno e Juninho — analisa.
Para Maurício Saraiva, Cortez volta fortalecido após a parada para a Copa América. Com tempo para se recuperar de lesão, o lateral-esquerdo retorna naturalmente à condição de titular, já que Juninho Capixaba não apresentou atuações consistentes que o mantivessem no time.
— Bruno Cortez tem que ser titular do Grêmio, porque defende melhor do que Juninho Capixaba. Nas chances em que Juninho teve, ele não tomou conta da posição. E houve oportunidades suficientes para que isso ocorresse. Bruno Cortez volta mais titular do que quando saiu do time por lesão — justificou o comentarista.
Confira os números dos dois atletas no Brasileirão*:
Bruno Cortez
- 2 jogos
- 1 assistência
- 0 cartões
- 5 cruzamentos (2 certos e 3 errados)
- 2 desarmes
- 1 falta cometida
- 0 interceptações
- 0 lançamentos
- 89,1% de acerto de passe
- 5 perdas de posse
- 10 rebatidas
Juninho Capixaba
- 6 jogos
- 0 assistências
- 3 cartões
- 41 cruzamentos (12 certos e 29 errados)
- 12 desarmes
- 15 faltas cometidas
- 3 interceptações
- 4 lançamentos certos
- 2 lançamentos errados
- 90,8% acerto de passe
- 20 perdas de posse
- 19 rebatidas