Alvo de críticas principalmente durante a Copa América, o gramado da Arena do Grêmio está recebendo um reforço nas luminárias que tentam driblar a falta de sol e ajudam a melhorar as condições do campo. Nesta segunda-feira (15), chegaram ao estádio quatro novas plataformas de iluminação artificial. O material foi emprestado pela Arena da Baixada, do Athletico-PR.
Apelidadas de "sol falso", as estruturas são utilizadas para compensar a falta de luz natural. O objetivo é permitir que o gramado se mantenha viçoso. Ao todo, foram mandadas quatro torres de lâmpadas a Porto Alegre, que somam-se às que o Grêmio já tem.
A situação do gramado da Arena é um problema antigo na vida do Grêmio. Nos últimos anos, o técnico Renato Portaluppi tem sido um dos mais críticos. Recentemente, Messi, Suárez e o próprio técnico Tite passaram pelo estádio gremista e reclamaram das condições do local de jogo.
A última partida na arena foi no sábado, quando o Tricolor venceu o Vasco pela 10ª rodada do Brasileirão. Até o jogo contra o Libertad, dia 25, pelas oitavas de final da Libertadores, a grama terá 12 dias de descanso.