— Vamos puxar, Léo. Eu e tu dá 78 anos juntos — disse Maicon antes do primeiro de 12 tiros de velocidade e intensidade no treino da manhã desta quarta (26), no CT do hotel Vila Ventura, em Viamão.
Maicon, 33 anos, errou a conta por "apenas" cinco anos. Afinal, ele brincava com o colega Léo Moura, de 40 anos — e que completará 41 em outubro. Os dois estão entre os mais experientes do grupo de 32 jogadores do Grêmio, que está concentrado até o próximo domingo, e lideraram a corrida de um dos grupos durante todo o trabalho. Questionado sobre a dificuldade do exercício, o lateral-direito descontraiu:
— A gente tem que estar sempre preparado, independentemente da idade (risos). Eu sempre me preparei. A gente sofre um pouco mais aqui para que na hora do jogo a gente esteja tranquilo para jogar. Fico feliz de ainda poder acompanhar esta rapaziada, que tem fôlego de garoto, e espero fazer isso sempre para poder ajudá-los dentro de campo.
Aos 40 anos, ele divide a titularidade com Leonardo Gomes, de 22. Em uma posição que exige tanto do físico quanto a lateral, a idade pode acabar pesando um pouco mais. O que não parece ser o caso do fluminense, que disse que ainda não pensa em uma aposentadoria.
— Eu só falo que vou parar quando é pré-temporada, que é um momento desgastante demais. Eu amo jogar futebol e ainda tenho condições de jogar. Vamos deixar isso um pouco mais para frente e ver o que o Homem vai colocar para mim. Eu ainda quero jogar mais um pouquinho e sofrer um pouco mais em uma pré-temporada. Mias para frente, a gente pensa nisso — disse.
Ouça a entrevista coletiva de Leonardo Moura:
O jogador também destacou a chegada de David Braz. Os dois jogaram juntos no Flamengo e voltarão a formar a parceria do calor do Rio de Janeiro em dias como hoje, em que Viamão marcou menos de 10ºC pela manhã.
— Sou suspeito para falar do David. É um amigo e um jogador que sempre teve sucesso onde passou. Ele tem qualidade e vem para somar. A gente sofreu neste início de ano e teve que improvisar alguns jogadores que não são da posição (zaga). Ele é um jogador grande e qualificado. A gente espera que ele possa entrar ali e dar conta do recado — destacou.