A foto circulou nas redes sociais gremistas e mostrou, talvez, a fornada mais produtiva da base gremista nos últimos anos. Trata-se do time campeão gaúcho sub-20 de 2014, por sinal, a última conquista do clube nesta categoria. Juntos, muito perto da taça, estão Arthur e Everton. Na imagem, também está Pedro Rocha.
Daquele grupo, saíram alguns nomes de menor vulto, mas que ainda estão ligados ao clube, como o atacante Vico, reserva de Renato hoje, o meia-atacante Guilherme e o volante Kaio, esses dois atualmente emprestados ao Sport. Everton já figurava no grupo principal. Treinava com os adultos e descia para jogar com os mais novos, como nesta decisão. No final daquela temporada, ainda teve algumas chances com Felipão e fechou o ano com 14 jogos e dois gols no profissional.
A largada em 2015 foi como aposta para o time principal, já com quatro quilos de massa muscular a mais, fruto de um trabalho elaborado pelos fisiologistas do Grêmio. Arthur, por sua vez, foi catapultado pelo título do sub-20. Fez a pré-temporada em 2015, com Felipão, e estreou ao atuar por 45 minutos contra o Aimoré. Porém, precisou esperar mais tempo do que Everton para ganhar outra chance. Passou 2015 e 2016 mais tempo no recém-criado time de transição, onde era o capitão, do que no grupo principal.
Atuou na última rodada do Brasileirão 2016, na derrota para o Botafogo, e esteve a ponto de ser emprestado no começo de 2017. Só que vieram as chances entre os reservas na Primeira Liga e o jogo contra o Guaraní, em Assunção, quando comandou a equipe alternativa e cavou, com a bola, um lugar ao sol.