O Grêmio entra em campo no próximo sábado, às 19h, na Arena, contra o Fortaleza. A partida válida pela 8ª rodada da Série A do Brasileirão 2019 marcará o reencontro de equipes que não se enfrentam há sete anos. Os tricolores entraram em campo juntos pela última vez foi em 2012, nas oitavas de final da Copa do Brasil daquele ano.
Na época, o time de Vanderlei Luxemburgo venceu os jogos de ida (fora de casa) e volta (no estádio Olímpico) por 2 a 0 e garantiu avanço para as quartas de final sem sustos. O grande nome da partida que selou a classificação do Tricolor foi Facundo Bertoglio. O argentino teve atuação destacada e marcou até gol frente aos cearenses. Léo Gago havia aberto o placar naquele dia nove de maio, no velho estádio dos gremistas.
Na história, as equipes se enfrentaram apenas 12 vezes em Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil, e o retrospecto conta a favor do Grêmio: os gaúchos perderam uma única vez na história para o adversário, em 2006. De lá para cá, a vantagem é suprema dos azuis. No total, em 12 jogos nestas competições, foram dez vitórias gremistas, um empate e uma vitória do Fortaleza.
Confira as escalações do último duelo entre Grêmio e Fortaleza
Grêmio: Victor; Edilson, Gilberto Silva, Naldo e Dener; Fernando, Souza, Léo Gago (Felipe Nunes) e Marco Antonio; Bertoglio e André Lima (Miralles).
Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Fortaleza: Lopes; Gilmak, Ciro Senna (Assisinho), Wallison e Guto; Elton, Lucas, Esley (Marcelo Régis) e Bismarck; Rômulo e Waldison.
Técnico: Nedo Xavier.