Após vencer o Botafogo por 1 a 0 no Rio de Janeiro, o Grêmio entra em recesso durante a disputa da Copa América. Após alguns dias de férias, o time de Renato Portaluppi terá um período de intertemporada antes de retornar às competições.
Depois da partida no Estádio Nilton Santos, o diretor de futebol Alberto Guerra concedeu entrevista. Entre os assuntos, a pausa no calendário, propícia para recuperar jogadores entregues ao departamento médico.
— Garantir todos é impossível , mas diria que provavelmente, sim. Se não 100%, muito próximo. Depende de uma série de fatores, mas essa parada vem bem a calhar — disse Guerra sobre o retorno dos atletas.
O dirigente admitiu que Luan não estava apto para voltar, apesar de ter feito treinos com bola durante a semana. O camisa 7 voltará depois das férias. Além dele e outros que já estavam fora de ação, o zagueiro Geromel e o volante Maicon foram desfalques de última hora para o duelo contra o Botafogo. Acerca disso, Guerra comentou os vários problemas físicos dos atletas gremistas:
— Nós avaliamos internamente, vai ser discutido, mas diria que tem varias razoes, e não necessariamente um problema interno que tenha causado isso (as lesões). Conversamos sempre, avaliamos sempre, sendo uma ou 18 lesões.
Com a vitória no Rio, a primeira do Grêmio fora de casa no Brasileirão, a equipe chegou aos 11 pontos, na 11ª posição. Mesmo ainda distante na parte de cima da tabela, o segundo semestre reserva as fases finais da Copa do Brasil e Libertadores.
— Não tem dúvida que ficamos para trás, mas desde que retomamos o Brasileiro nos propomos a fazer nove pontos em 12, e fizemos. Me parece uma boa meta alcançada. Não é a posição que o Grêmio merece, mas depois da parada vamos voltar ao lugar que o clube merece e encarar essas competições mata-mata que tem a cara do Grêmio — declarou Alberto Guerra.