O técnico Renato Portaluppi ressaltou a força do elenco do Grêmio após a vitória de 1 a 0 sobre o Botafogo na noite desta quarta-feira (12), no estádio Nilton Santos, pela nona rodada do Brasileirão. O treinador avaliou que o seu time foi superior apesar de ter tido uma série de desfalques na partida.
— O Grêmio enfrentou o quarto colocado do Brasileirão e dominou a partida. Além da posse de bola, o Grêmio criou inúmeras oportunidades. O Botafogo teve apenas uma chance, já no final, que o Paulo Victor defendeu — avaliou.
— O Grêmio não mudou sua forma de jogar. Viemos aqui com sete desfalques e, mesmo assim, tivemos o controle do jogo — completou.
Renato, porém, admitiu preocupação com a série de lesões que o elenco do Grêmio tem sofrido. Nesta noite, Geromel e Maicon foram desfalques de última hora. O treinador prometeu reuniões com diferentes departamentos do clube durante a parada para a Copa América para tentar entender o motivo dos problemas físicos:
— Tive uma conversa com os dirigentes. É importante essa parada. Vou falar com todos os departamentos do clube para que essas lesões não se repitam após a Copa América. O que vem pela frente é mata-mata em Libertadores e Copa do Brasil, além do Brasileirão. A gente não pode perder jogadores assim, pode ser fatal.
Confira outros trechos da entrevista de Renato
Mudanças por desfalques
"Ninguém tem cinco, seis, sete desfalques. É só o Grêmio. Temos um grupo, mas quando se faz todas essas mudanças o entrosamento não é o mesmo. Mas eu treino o grupo, tanto é que jogamos melhor no Rio de Janeiro. O Grêmio teve mais posse de bola, mais finalizações e venceu mesmo com tantos desfalques. Fizemos uma grande partida contra o quarto colocado e na casa deles".
Posição do Grêmio na tabela
"Não é que eu esteja satisfeito com o 11º lugar. Estou satisfeito, em função dos problemas que passamos. Muita gente não entende isso. Satisfeito nunca vou ficar vendo o Grêmio na metade da tabela. Vou ficar quando o Grêmio estiver brigando pelas primeiras posições".
Influência da parada
"A parada será importante para recuperar os jogadores. Depois da Copa América, vocês sabem como é o Grêmio. O Grêmio completo é o Grêmio completo. A gente sempre procura aprimorar para melhorar em todos os sentidos. O Grêmio é o de hoje. Mesmo sem sete jogadores, dominamos o adversário e vencemos uma partida muito difícil. A parada será boa para treinar tudo".
Sobre a pressão por resultados
"A gente tem tranquilidade para trabalhar. O Grêmio está classificado na Copa do Brasil e na Libertadores. A gente vinha oscilando no Brasileirão e a cobrança é em qualquer clube. Tem time que jogou três competições e foi eliminado de todas. O Grêmio jogou uma este ano, o estadual, em que foi campeão. O Grêmio ainda está vivo em todas as outras".