Quem nunca gravou um gol do seu time do coração e, para publicar o vídeo nas redes sociais, esperou por longos minutos até que ele carregasse por completo? Ou ainda, quem nunca tentou ligar para um amigo para encontrá-lo na arquibancada do estádio, mas a chamada não era concluída? Certamente, muitos torcedores do Grêmio passaram por essas dificuldades na Arena nos últimos anos. Mas a promessa é que, após a Copa América, este problema não se repetirá mais. A gestora da Arena assinou um contrato com uma operadora de telefonia que prevê melhorias no sinal de celular e internet. Entre outras situações, permitirá navegar até 10 vezes mais rápido do que o 4G convencional.
— Na Copa do Mundo (de 2014), todas as arenas foram contempladas com o projeto para potencializar o uso dos celulares. O Beira-Rio, por exemplo. Teve dinheiro federal, porque era um investimento muito alto. Então, nós já vínhamos procurando uma parceira para resolver esse assunto há mais de dois anos. Não é uma coisa fácil. A gente encontrou um parceiro, que é a Claro, que foi a empresa âncora — explica o presidente da Arena, Mauro Araújo.
A primeira experiência sob a nova tecnologia será no dia 15 de junho, na partida entre Venezuela e Peru, pelo Grupo A da Copa América. Mas Araújo faz questão de frisar que a assinatura do contrato não aconteceu somente por conta da competição organizada pela Conmebol.
— Esse projeto é anterior, inclusive, à decisão da vinda da Copa América para a Arena. Evidentemente que, quando vimos a proximidade do torneio, fomos junto à operadora para antecipar a parte da engenharia, para que pudesse contemplar já a Copa América neste processo. Mas é um legado para a Arena e para o usuário. Agora, a gente consegue ter ampliado os sinais de telefonia celular dentro da Arena. Isso foi muito positivo — comenta o gestor.
Aliás, quem assistiu aos jogos do Tricolor contra o Juventude, pela Copa do Brasil, e Atlético-MG, pelo Brasileirão, já pode ter notado a diferença. Nestas duas partidas, foram feitos testes do novo sistema.
— Não foi divulgado, mas várias pessoas me ligaram para dizer o que tinha acontecido, porque estava funcionando melhor — relata o presidente da Arena, que sinaliza um novo projeto para o futuro. — O próximo passo agora é buscarmos uma parceira para ampliar o sinal de wi-fi. Hoje, temos algumas áreas restritas, porque também envolve valores muito altos — conclui ele.