O Grêmio ganhou um reforço para a sequência da temporada que já estava no grupo de jogadores desde o ano passado e foi comprado em definitivo pelo Tricolor gaúcho nesta semana. Entrando bem quando acionado por Renato Portaluppi, Thaciano se tornou uma opção importante para a equipe, que ainda terá pela frente 35 rodadas do Campeonato Brasileiro, mais os mata-matas da Copa do Brasil e da Libertadores.
Na vitória contra a Universidad Católica, quarta-feira (8), na Arena, o jogador de 23 anos (que completa 24 neste domingo, dia 12) entrou em campo na vaga de Jean Pyerre, como meia centralizado, aos 22 minutos do segundo tempo, e fez um gol aos 30. Em seguida, Luan ingressou no lugar de Maicon, e Thaciano passou a ser segundo volante. Essa versatilidade o transformou em uma espécie de coringa, podendo atuar em qualquer função do meio-campo.
— Ele sempre foi um atleta muito versátil, que se adapta bem à qualquer posição que o treinador colocar. O Thaciano entende bem o jogo, tem potencial para ser um grande jogador — destaca o técnico do time sub-20 do Porto-PE, Janduir Lira, que com Thaciano como capitão do time conquistou o Pernambucano da categoria em 2014.
Mas se hoje o meia está com moral com Renato, no início de 2019 ele era reserva da equipe alternativa do Grêmio, que disputou alguns jogos no início do Gauchão. A partida contra o Pelotas, na Boca do Lobo, pela 11ª rodada do Estadual, foi o divisor de águas. Ele começou como volante, ao lado de Matheus Henrique, e foi o melhor em campo, com direito a um golaço. No confronto seguinte, a goleada por 6 a 0 sobre o Juventude, pelas quartas de final, jogando aberto na direita, novamente foi às redes e passou a ser mais usado por Renato, que já o escalou em três posições diferentes: meia centralizado, pela direita e como volante.
No entendimento do técnico Sidney Moraes, que trabalhou com Thaciano no Boa, em 2017, quando ele foi artilheiro da equipe na Série B, com 10 gols, o atleta rende mais quando atua próximo ao gol adversário. Mas, segundo ele, pode ser um elemento surpresa se for escalado na segunda função do meio.
— Ele não é um marcador nato, mas ocupa bem os espaços. Acredito que a maior virtude dele seja a penetração na área. O Thaciano tem uma boa visão do jogo e se coloca bem dentro da área — salientou Moraes, que revelou ter conversado com o auxiliar técnico do Grêmio Alexandre Mendes para passar informações sobre o atleta quando surgiu o interesse tricolor, ainda em 2017.
— Sair do Boa e ir para o Grêmio é uma diferença enorme. Acredito que possa acontecer com ele o mesmo que houve com o Léo Gomes, que também foi meu jogador, e demorou um pouco para se adaptar ao time. Mas ele tem potencial para ser titular do Grêmio — acrescentou.
Dedicado, desde os tempos de Caruaru
E se dentro de campo Thaciano tem mostrado as qualidades que seus antigos treinadores ressaltaram, fora das quatro linhas ele também é apontado como "um exemplo de atleta". Lira conta que desde que chegou ao Porto, em Caruaru, no ano de 2013, já mostrava que era um jogador dedicado.
— Com pouco tempo aqui, já estava nos profissionais. É um cara de personalidade, de muita competência. Passou por dificuldades aqui, tendo que fazer uma cirurgia no joelho, uns três meses parado, mas nunca desistiu. Voltou jogando em alto nível. É um profissional fora do comum — elogiou seu ex-comandante.
Com todos esses atributos, Thaciano se candidata a uma vaga entre os titulares para a partida contra o Corinthians, sábado, pelo Brasileirão, já que o time deve seguir sem Diego Tardelli, com lesão muscular, e ainda terá a ausência de Jean Pyerre, com dores no ombro. E por que não dizer que ele briga para estar entre os 11 no restante da temporada? No que depender dele próprio, não faltará preparo:
— Renato sempre teve confiança em mim, sempre quando precisou, me solicitou. O importante é estar preparado para dar conta do recado.
Números de Thaciano
Em 2019
- 8 jogos
- 3 gols
- 1 assistência
- 13 desarmes
- Nenhum cartão amarelo
Desde que chegou ao clube, em 2018
- 35 jogos
- 5 gols
- 2 assistências
- 39 desarmes
- 3 cartões amarelos