Quase três anos após Roger Machado deixar o Grêmio, o grupo tricolor passou por uma profunda transformação. Dos 31 atletas que compõem atualmente o plantel principal gremista, apenas sete trabalharam com o antigo treinador: Pedro Geromel, Kannemann, Galhardo, Marcelo Oliveira, Maicon, Luan e Everton.
O principal legado de Roger que ainda permanece vivo é a dupla de zaga Geromel e Kannemann, que foi formada em 2016, ainda sob o comando do treinador. Além disso, o volante Maicon já era naquela época o capitão e figura central do meio-campo.
Por outro lado, os laterais Galhardo (apenas em 2015) e Marcelo Oliveira eram, com Roger, titulares absolutos dos flancos, situação que não ocorre mais hoje em dia, com Renato Portaluppi. O primeiro é apenas a terceira opção da função. Já Oliveira, após ter se transformado em zagueiro, está afastado dos gramados por conta de uma lesão grave.
Há diferenças significativas também no ataque. Com Roger, Luan jogava como falso 9 e era titular absoluto. Hoje, com Renato, o atleta atua como meia e virou reserva do time. Já Everton, na época do antigo treinador, era reserva de Pedro Rocha e de Fernandinho. Atualmente, é titular indiscutível e um dos principais nomes da equipe.
Um dos jogos mais marcantes de Roger no Grêmio foi a histórica goleada por 5 a 0 no Gre-Nal 407, disputado na Arena, no dia 9 de agosto de 2015. Na ocasião, a equipe gremista foi escalada com: Marcelo Grohe; Galhardo, Pedro Geromel, Erazo e Marcelo Oliveira; Edinho e Maicon; Giuliano, Douglas (Maxi Rodríguez) e Pedro Rocha (Fernandinho); Luan (Bobô).
A última partida de Roger no comando gremista foi a derrota por 3 a 0 para a Ponte Preta, em Campinas, no dia 15 de setembro de 2016. Após o jogo, o treinador pediu demissão. Na ocasião, a equipe foi escalada com: Marcelo Grohe; Edilson, Pedro Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Jailson e Walace; Pedro Rocha (Negueba), Lincoln (Guilherme) e Miller Bolaños (Batista); Luan.
Roger hoje treina o Bahia e vai reencontrar o Grêmio neste sábado (1), às 19h, quando as duas equipes se enfrentam no Estádio de Pituaçu.