Renato Portaluppi concedeu entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira (16), no CT Luiz Carvalho. Após comandar o penúltimo treinamento antes da viagem a Fortaleza, para enfrentar o Ceará, no domingo, as 19h, pelo Campeonato Brasileiro, o treinador confirmou que não poderá contar com Paulo Miranda no duelo válido pela quinta rodada da competição nacional.
— Ele está totalmente recuperado, mas não fez nenhum coletivo, então está fora da viagem. Sábado, ele fará um coletivo contra o time de transição. Caso ele consiga fazer todos os movimentos, ele vai para Caxias jogar contra o Juventude pela Copa do Brasil — falou o treinador.
Sobre a necessidade de vitória contra o Ceará, o comandante tricolor salientou que o Grêmio não entrará em campo pressionado, mesmo que ainda não tenha vencido no Brasileirão.
— O jogo é difícil para a gente e difícil para o Ceará. Já falei para vocês que o Grêmio vai decolar. O Brasileirão é uma competição muito difícil, você sempre precisa pontuar. Dentro e fora de casa. Principalmente dentro de casa, algo que não estamos fazendo. O Ceará tem nosso respeito e vamos jogar para a vitória. Caso a gente não conquiste o resultado que espera, não quer dizer que está tudo errado — avaliou.
Além disso, Renato disse que o momento abaixo do esperado no Brasileirão não preocupa. Segundo ele, o Grêmio vai decolar e se colocar no seu devido lugar na tabela de classificação.
— Nem um pouco. Não me incomoda. Eu confio plenamente no meu grupo. É lógico que estaria mais feliz se estivéssemos lá em cima, mas eu só estaria preocupado se eu olhasse para o lado e visse que não tenho qualidade nos meus jogadores e que o time não estivesse jogando bem. Alguns times que estão na parte de baixo da tabela não veem luz no fim do túnel. A luz do Grêmio está em todas as partes do túnel. Por isso, não estou nenhum pouco preocupado — ressaltou.
Renato também admitiu o interesse em contar com o zagueiro David Braz. Segundo o treinador, é um atleta que foi indicado por ele há bastante tempo e está aguardando o avanço das negociações.
— David Braz, estamos conversando. Isso não resolve da noite para o dia. Temos que aguardar. É um nome que eu pedi e vamos aguardar os próximos capítulos. Sobre o envolvimento de Marinho na negociação, vamos aguardar o posicionamento do Santos. Aí, poderemos falar alguma coisa. Por enquanto, só ficamos sabendo pela imprensa — comentou.
Matheus Henrique foi convocado para o seleção brasileira que disputará o torneio de Toulon, na preparação para a Olimpíada de Tóquio, em 2020. Renato salientou que vai aguardar um posicionamento de Romildo Bolzan Júnior, presidente do clube, sobre a liberação do atleta. Além disso, não quis falar sobre as possíveis convocações de Kannemann e Everton para as seleções da Argentina e Brasil, que disputarão a Copa América.
— A gente tem que aguardar até amanhã (sexta). E, a partir de amanhã, podemos falar sobre isso. Por enquanto é especulação. O caso do Matheus Henrique é diferente. Falei com o presidente. Caso os outros clubes não liberem seus jogadores, vamos tomar as nossas devidas atitudes. Se o presidente perguntar para mim, essa será a minha opinião (não liberar Matheus Henrique para o Torneio de Toulon). Respeitamos a escolha e estamos muito felizes. Mas queremos justiça. Não será só o Grêmio que liberará um jogador importante para o nosso esquema para a disputa de um torneio. É complicado. Isso ficará a cargo do presidente — explicou o comandante.
A janela de transferências para a Europa também é um obstáculo no caminho do Grêmio nesta temporada. Com clubes europeus interessados em Everton e Kannemann, o técnico Renato Portaluppi falou que isso é rotineiro na sua trajetória no clube.
— Eu fico muito feliz com o interesse de outros clubes nos jogadores do Grêmio. É um sinal de que temos atletas de qualidade. Enquanto as propostas não chegarem, não adianta nos ficarmos estressados. Não me preocupa, porque isso já aconteceu em outras oportunidades e mantivemos o nível. O Grêmio é grande e, se perder algum jogador, vamos ir atrás de novos reforços e alternativas — projetou.
Renato finalizou a entrevista falando da situação de Diego Tardelli e Jean Pyerre. Os dois jogadores também participarão do coletivo no sábado para finalizar os trabalhos de recuperação física.
— O Tardelli vai fazer o coletivo no sábado, e o Jean me preocupa um pouco pelas dores. Ele está trabalhando para reforçar a musculatura no local. Ele também vai participar do coletivo no sábado. Sobre quem vai jogar em Caxias, depende somente deles e da recuperação — finalizou.