A cena se repete ano após outro: revelações da base do Grêmio sobem ao profissional, destacam-se e rumam ao Exterior em busca de voos mais altos. De Seleção Brasileira e de projeção. Foi assim com Ronaldinho, Pedro Rocha e Arthur, sem contar nas atuais joias como Luan, Everton, Jean Pyerre e Matheus Henrique. No entanto, a fábrica de talentos tricolor ainda busca grandes conquistas na categoria. E o Campeonato Brasileiro de Aspirantes, que inicia nesta quinta-feira (23), é uma grande oportunidade para trazer um dos poucos títulos que faltam na sala de troféus do clube.
O retrospecto gremista na competição nacional não é bom. Enquanto o rival gaúcho alcançou às finais nas duas edições do torneio, o Grêmio não passou da fase de grupos. Escrita que o clube pretende mudar em 2019 — ano que iniciou bem ao chegar às quartas de final da Copa São Paulo de Futebol Júnior.
Em comparação com a equipe que começou a temporada em terras paulistas, algumas peças conhecidas integrarão o time sub-23. Os casos dos atacantes Da Silva, Léo Chú e Jonatha Robert, e do goleiro Gabriel Chapecó. Porém, não estão descartadas as possibilidades de utilizar jovens que já integram a equipe profissional de Renato Portaluppi, como os meias Darlan e Lincoln, e o atacante Vico.
O grupo de transição do Grêmio começa a busca pelo seu primeiro título no Brasileirão de Aspirantes nesta quinta-feira (23), às 15h, contra o Figueirense, no Estádio Orlando Scarpelli.
Conheça toda a equipe gremista à disposição para o Brasileirão de Aspirantes: