Dá para dizer que o Grêmio já alcançou o mais difícil nesta Libertadores. Quando perdeu para a própria Universidad Católica, no Chile, na terceira rodada, o Tricolor estava a cinco pontos da zona de classificação do Grupo H.
Nesta quarta-feira (8), as duas equipes entram no gramado da Arena em pé de igualdade, com os mesmos sete pontos. E, para os donos da casa, dois resultados interessam — sem nem mesmo importar o placar do jogo entre Rosario Central e Libertad, que se enfrentam no mesmo horário (às 19h15min), na Argentina.
Empate
Os dois terminariam empatados também em número de pontos: oito. Porém, como tem saldo de gols superior (2 contra - 2), o Grêmio avançaria às oitavas de final do torneio continental.
1º Libertad — 12, 13 ou 15 pontos
2º Grêmio — 8 pontos
3º Universidad Católica — 8 pontos
4º Rosario Central — 2, 3 ou 5 pontos
Vitória
Uma vitória simples classificaria o Tricolor. Mas, além disso, o deixaria em uma situação mais confortável para pensar nas próximas fases do torneio. Com 10 pontos, os comandados de Renato Portaluppi poderiam terminar a fase de grupos como um dos melhores segundos colocados. E, caso enfrentassem alguém com pontuação menor a partir das quartas de final, decidiriam o confronto em casa.
1º Libertad — 12, 13 ou 15 pontos
2º Grêmio — 10 pontos
3º Universidad Católica — 7 pontos
4º Rosario Central — 2, 3 ou 5 pontos
Derrota
O Grêmio não pode nem pensar em tropeçar em casa. Caso os chilenos vençam o confronto desta quarta, são eles que passam à próxima fase. Ao Grêmio, restaria como consolo a disputa da Copa Sul-Americana.
1º Libertad — 12, 13 ou 15 pontos
2º Universidad Católica — 10 pontos
3º Grêmio — 7 pontos
4º Rosario Central — 2, 3 ou 5 pontos