O Grêmio decide seu destino na Libertadores nesta quarta-feira (8), contra a Universidad Católica. A equipe gaúcha precisa de um empate, na Arena, para garantir presença nas oitavas de final do torneio.
A partida é encarada com contornos de decisão, o que impedirá o técnico Renato Portaluppi de preservar jogadores que estão pendurados com dois cartões amarelos — algo que será bastante comum nesta última rodada da fase de grupos, nas equipes que já garantiram um lugar entre os 16 melhores do continente.
Segundo o regulamento da Conmebol, os cartões serão zerados a partir das oitavas de final. Porém, quem receber o terceiro amarelo ou for expulso nesta rodada, terá que cumprir a suspensão automática no jogo de ida da próxima etapa. Além da punição disciplinar, cada advertência tem um valor: um amarelo custa U$ 400, enquanto um vermelho vale US$ 1.500. Os valores são debitados das cotas de televisão de cada clube.
Dessa forma, o Grêmio, além de buscar a classificação, ainda terá que ficar atento a três jogadores, que entrarão em campo pendurados: Pedro Geromel, Jean Pyerre e André. Para a partida contra a Católica, Renato não contará com o volante Matheus Henrique, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Seu substituto será definido entre Michel, Rômulo, Thaciano e Walter Montoya.