O ex-goleiro do Grêmio, Léo Jardim, 24 anos, está perto de um acerto com o Lille, da França. A informação foi divulgada nesta quinta (30) pelo jornal A Bola, de Portugal. O atleta ainda está vinculado ao Tricolor, mas atuou por empréstimo na última temporada pelo português Rio Ave.
O negócio envolve três partes. O Rio Ave já avisou que exercerá a opção de compra junto ao Grêmio e vai adquirir Léo Jardim pagando ao Tricolor a quantia de 1 milhão de euros (R$ 4,4 milhões). No entanto, a ideia do clube português é repassar o jogador a outro clube para arrecadar um valor ainda maior. Na transação, o Grêmio ainda deverá receber valores referentes ao mecanismo de solidariedade da Fifa, por conta da formação do goleiro.
Segundo divulgou a imprensa portuguesa há algumas semanas, o Sporting-POR era o principal candidato para contratar o goleiro. No entanto, de acordo com o A Bola, o Lille entrou forte na negociação e passou a ser o clube mais próximo de fechar com o atleta.
Léo Jardim chegou ao Grêmio em 2012 e foi promovido para o grupo principal em 2014. O goleiro esteve no elenco nas conquistas da Copa do Brasil 2016, da Libertadores 2017 e do Gauchão 2018. No entanto, atuou em poucos jogos. Tanto que acabou sendo emprestado em junho de 2018 aos portugueses.