Será em Fortaleza a quinta chance de o Grêmio buscar a sua primeira vitória no Brasileirão. Às 19h deste domingo (19), contra o Ceará, no Castelão, Renato Portaluppi terá desfalques importantes. Além de Jean Pyerre, Cortez, Kannemann e Paulo Miranda, que já eram ausências confirmadas, Luan e Maicon sequer viajaram.
Assim, Thaciano deverá ganhar chance como armador, tendo Rômulo como volante ao lado de Matheus Henrique. Afinal, Michel deve ser improvisado mais uma vez na zaga, junto a Geromel, e Juninho Capixaba seguirá como lateral-esquerdo.
Se essa ideia de time for confirmada, seria apenas o décimo jogo de Thaciano na temporada, e o quinto atuando desde o início. Com três gols e uma assistência em 2019, ele tem entrado bem nas partidas e é um pedido de parte da torcida, que terá a chance de observá-lo neste fim de semana.
— O Grêmio joga para vencer, mas o adversário também quer a vitória. Eu falei que daqui a pouco vamos decolar, mas isso não quer dizer que será justamente contra o Ceará — advertiu Renato.
O último treino preparatório para esta partida ainda será realizado na manhã de sábado, no CT do Fortaleza, em Maracanaú. Como disse Renato, o confronto será duro para os dois lados:
— O jogo é difícil para a gente e para o Ceará. Mas não podemos pensar que, porque estamos nesta situação no Brasileirão, temos de ganhar de qualquer jeito. É o Ceará, poderia ser qualquer outro adversário, mas eles têm todo o nosso respeito.
Kannemann lesionado
Ainda que Kannemann estivesse suspenso para esta rodada, devido ao terceiro cartão amarelo, sua ausência pode ser ainda mais longa. Conforme o diário Olé, da Argentina, o zagueiro corre o risco de ficar de fora até mesmo da Copa América, por conta de uma lesão na vértebra na coluna, após sofrer uma pancada durante um treinamento. Conforme a publicação, o jogador teria sofrido uma fissura no local, tendo de parar por seis semanas. O tricolor gaúcho, no entanto, não se manifestou sobre a situação.
Quem deixou de ser dúvida no principal torneio entre seleções do continente é o atacante Everton. Convocado por Tite, ele será titular neste fim de semana. O atleta se juntará à delegação na Granja Comary após a disputa do jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, que será em 29 de maio. Ele desfalcará o Grêmio em três jogos pelo Brasileirão: Bahia (fora de casa, 1º/6), Fortaleza (na Arena, 8/6) e Botafogo (fora de casa, 12/6).
— A gente fica muito feliz com a convocação. Mas sei que é necessário ficar aqui no Grêmio antes da Copa América, já que me apresento depois da Copa do Brasil — falou o jogador no embarque para Fortaleza.