A lista de Tite para a Copa América teve, mais uma vez, o nome de Everton. O atacante do Grêmio foi convocado para a competição, mas não foi alvo de alguma pergunta específica. Assim, a única declaração do treinador foi em meio a uma resposta sobre as dúvidas que teve:
— Escolhe dois volantes entre Casemiro, Fernandinho e Fabinho? É duro. Tive de ter coerência. Escolhe entre Fagner, Danilo e Dani Alves? Só para dar dois exemplos de posição. Tem mais: Vinicius Jr surgindo, Everton no melhor ano, fazendo gols.
O assunto mais comentado foi Neymar. Convocado para a Copa América, o jogador foi alvo de críticas por ter agredido um torcedor após a Copa da Liga da França, quando seu PSG perdeu a decisão. Tite esquivou-se o máximo que pôde:
— Neymar errou. Por educação, a conversa enquanto técnico e pessoa, será com ele. Assim como fiz com Douglas Costa (que havia cuspido em um adversário) e como vou fazer com Paquetá (que agrediu um árbitro na Itália).
O treinador reforçou que conversará com Neymar antes de se manifestar publicamente sobre a questão. Segundo ele, o caso foi idêntico ao que fez com Douglas Costa. Na ocasião, porém, o atacante da Juventus não foi chamado para a Seleção. Tite lembrou que ele estava lesionado e, por isso, não estava na lista.
Sobre Thiago Silva, que passou por uma artroscopia há poucos dias, a comissão técnica garante que tem acompanhado o zagueiro, e que há prognóstico favorável para se apresentar no dia 28 em condições de treinar com o grupo.
— O nível de maturidade do atleta me faz ter certeza de que pode convocar — declarou o treinador.
Veja outros assuntos da entrevista.
Philippe Coutinho
"Coutinho fechou um ano de Barcelona, teve uma queda dos últimos jogos. Mas sabemos do que ele é capaz, inclusive o que já mostrou aqui."
Desempenho x Resultado
"Tenho controle sobre desempenho, resultado não. Temos de jogar bonito, sim. Futebol tem criação, solidez e resultado. Quando esses três fatores conjugam, tem o futebol na plenitude. Não consegui ser competente o suficiente para ter criatividade, desempenho e resultado."
Fabinho x Fernandinho
"Fabinho era uma opção, todas foram justificadas e escolhidas. Foi dura, mas é minha responsabilidade. Conversei com Fernandinho em Londres para retornar à Seleção, e cabe ao técnico decidir."
Pressão
"Tenho orgulho de estar na Seleção. A pressão é enorme, principalmente a minha. Vamos fazer o nosso trabalho, sem negociar questões morais. Me senti pressionado quando assumi o Guarani de Garibaldi, no meu primeiro jogo. Vai ser sempre assim."
Ouça a entrevista de Tite: