O Grêmio conquistou o título gaúcho invicto depois de 54 anos em uma decisão que terminou com dois empates diante do Inter e a vitória nos pênaltis. GaúchaZH elencou os cinco motivos pelos quais o Tricolor superou o Colorado e garantiu o bicampeonato estadual:
1) Fator casa. Com mais de 50 mil pessoas na Arena, o estádio foi um dos principais "jogadores" do Grêmio na conquista do título. Mesmo após o pênalti desperdiçado por André, no tempo normal, a torcida apoiou o time em busca da vitória. Durante as cobranças das penalidades, as vaias aos colorados e o apoio aos atletas tricolores certamente fizeram a diferença.
2) Pegador de pênaltis. Paulo Victor defendeu a primeira cobrança do Inter nos pênaltis, o que deu ao Grêmio confiança para a sequência da série. O goleiro foi destaque para a vitória gremista, com três defesas em cinco batidas de jogadores colorados.
3) Solidez defensiva. O Grêmio, que sofreu apenas um gol em todo o Gauchão, mostrou novamente que tem um sistema defensivo muito sólido. Ao longo dos dois clássicos válidos pela final, além da dupla Geromel e Kannemann e do goleiro Paulo Victor, todos os jogadores se empenharam na marcação. Até mesmo o centroavante André desarmou na área defensiva do Tricolor.
4) Força de Renato Portaluppi. Mesmo com a má fase do clube na Libertadores, o técnico foi a público, bancou o afastamento de Luan para recondicionamento físico e chamou a torcida para junto da equipe. A estrela do treinador, que é ídolo e tem o grupo de jogadores na mão, sem dúvida foi um fator preponderante na campanha do título estadual.
5) Importância do grupo. Seja com titulares, time misto ou reservas, o Grêmio mostrou superioridade em relação aos adversários na busca pelo título gaúcho. Prova disso é que 33 atletas diferentes atuaram na campanha do Estadual, sendo que dois deles nem jogam mais pelo Grêmio — Jael e Kaio.