Com dificuldades para contratar zagueiros, o Grêmio está analisando três opções no grupo de transição. Os jovens Rodrigues, 21 anos, Matias Antonini, 20 anos, e Ruan, 19 anos, estão disputando amistosos na Europa e, quando retornarem, na sexta (29), podem ser promovidos para o grupo principal. A ideia é suprir a carência de atletas que existe na defesa.
O problema é que nenhum dos três está inscrito no Gauchão e nem na fase de grupos da Copa Libertadores. Logo, eles só poderiam ser alternativas para o Campeonato Brasileiro e para as oitavas de final da competição continental, caso o Grêmio confirme a classificação.
Dos quatro zagueiros do grupo principal, o técnico Renato Portaluppi tem hoje apenas Marcelo Oliveira à disposição. A serviço da seleção argentina, Kannemann retornará no jogo de ida das semifinais do Gauchão, no domingo (31). Já Pedro Geromel e Paulo Miranda estão no departamento médico e são dúvidas, inclusive, para o jogo contra o Universidad Católica, no dia 4 de abril, pela Copa Libertadores.
A direção do Grêmio tenta contratar um novo zagueiro. Como está encontrando dificuldade no mercado, o clube avalia resolver o problema em casa.
Quem são os três zagueiros da transição que podem ser alternativas para Renato:
Rodrigues, 21 anos
Foi contratado há um ano do ABC, de Natal, onde era chamado de Tonhão. Mais experiente, é o mais cotado para subir. É o capitão da equipe de transição. Joga preferencialmente pelo lado direito, é rápido e bom na bola aérea. Trata-se de um zagueiro de força.
Ruan, 19 anos
Está no clube há mais de dois anos e atuou pelo time de transição no início do Gauchão 2018. Também possui velocidade e é bom na bola aérea. É um zagueiro técnico. Joga no lado direito da defesa.
Matias Antonini, 20 anos
Completou a sua formação na Europa e chegou ao Grêmio na metade do ano passado. Foi prejudicado por uma lesão. Tem como diferencial o fato de jogar no lado esquerdo da zaga. Tem bom passe e força física.