O Grêmio protocolou junto à prefeitura de Eldorado do Sul, nesta quinta-feira (14), um pedido de alvará de funcionamento para sua Residência Esportiva, o alojamento em que ficam hospedados os jogadores das categorias de base, localizado no km 104 da BR-290, no caminho de quem se desloca para o CT Hélio Dourado, onde treinam os jovens. Na quarta-feira, o clube foi notificado pela prefeitura do município de que a licença de funcionamento não está regularizada.
A direção alega que o locatário do prédio, um antigo motel que foi adaptado para receber os atletas, detinha licença válida para a atividade fim de hospedagem. O entendimento do clube, desde a gestão do ex-presidente Fábio Koff, que comandava a instituição em 2014, quando ocorreu a mudança do alojamento do estádio Olímpico para Eldorado do Sul, era de que, como o imóvel não era de propriedade do clube e sim locado para a mesma atividade fim, o documento tinha validade.
A prefeitura de Eldorado agora irá analisar o pedido e realizar as vistorias necessárias no local. A expectativa da direção do Grêmio é de que o alvará seja expedido até o final de fevereiro, quando os jogadores da base retornarão de férias e voltarão a ocupar o alojamento. O fato de o prédio estar desocupado, aliás, foi o que impediu a prefeitura de interditar a Residência Esportiva.
O restante das licenças do local, no entanto, estão em dia, sendo a maioria com validade até setembro. O Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndios (PPCI) é válido até 27 de dezembro de 2019. A informação é confirmada pelo major Mário Teixeira, responsável pela Seção de Segurança Contra Incêndios, do 8º Batalhão de Bombeiro Militar, de Canoas, e que atende também a área de Eldorado do Sul.
— Os laudos estão em dia, conforme exigência da CBF, para abrigar atletas e receber eventos esportivos — explica o major, que também informa que os funcionários do clube passaram por treinamento de prevenção e proteção contra incêndios.
Ao todo, são 36 apartamentos disponíveis na Residência Esportiva do Grêmio. Segundo o clube, cerca de 100 jogadores da base, em média, ficam hospedados no alojamento.