Alguns torcedores do Grêmio podem ter sido pegos de surpresa ao consultarem o Boletim Informativo Diário (BID) da CBF nesta quinta-feira (21). Afinal, constava a rescisão de contrato do clube com o centroavante André.
No entanto, isso não significa que o jogador está deixando o clube gaúcho. Muito pelo contrário. No ano passado, quando foi contratado do Sport Recife, André, mesmo que tivesse sido comprado por 2,5 milhões de euros (cerca de R$ 10 milhões na cotação da época), veio para Porto Alegre com um vínculo de empréstimo.
Esta foi uma condição imposta pelos pernambucanos para aceitar o parcelamento do montante. Curiosamente, quem negociava pelo Sport era Klauss Câmara, executivo que recém tinha chegado à Ilha do Retiro na época e agora trabalha no Grêmio.
O fluxo financeiro do negócio foi definido em acordo entre as partes. A primeira parcela, de 500 mil euros, foi paga em abril do ano passado ao Sport. Outra de 125 mil euros foi quitada em maio. O Grêmio desembolsou 875 mil euros em agosto e 1 milhão de euros em janeiro.
Como o pagamento quitado, o Sport agora cumpre o que estava em contrato e repassa 70% dos direitos econômicos de André ao Grêmio. Assim, o centroavante passa a ter vínculo em definitivo na Arena até dezembro de 2021.