Quando entrar em campo no próximo dia 6 de março, para enfrentar o Rosario Central, em sua estreia na Libertadores, o Grêmio deve repetir mais de meio time titular em relação ao primeiro jogo disputado na mesma competição em 2018. Em 27 de fevereiro do ano passado, o Tricolor empatou em 1 a 1 com o Defensor, em Montevidéu, abrindo a campanha que iria até a eliminação para o River Plate, na fase semifinal. Seis jogadores que iniciaram a partida no Uruguai devem jogar na estreia deste ano, sendo um deles o autor do gol gremista.
Embora não haja ainda uma escalação confirmada por Renato Portaluppi, o time titular já deve atuar pelo Gauchão contra o Veranópolis, na próxima segunda-feira (25), na Arena. Por enquanto, a principal dúvida está no setor direito do meio-campo, entre Marinho e Montoya. A provável equipe tem Paulo Victor; Leonardo Gomes, Geromel, Kannemann e Cortez; Michel e Maicon; Marinho (Montoya), Luan e Everton; Felipe Vizeu.
No ano passado, Renato utilizou cinco jogadores que não estão mais no Grêmio para começar a Libertadores: Marcelo Grohe, Madson, Jaílson, Ramiro e Cícero. Os remanescentes são Geromel, Kannemann, Cortez, Maicon (autor do gol), Luan e Everton. Dois eram os desfalques do chamado "time ideal" da época: o lateral Léo Moura e o volante Arthur, ambos machucados.
O jogo teve domínio gremista, que marcou seu gol aos 37 minutos do segundo tempo. Quatro minutos depois, porém, o Tricolor cedeu o empate e saiu de campo lamentando o resultado, ainda que com ponto ganho na casa do adversário. A principal diferença de ordem tática é no comando do ataque. Em 2018, Cícero começou a Libertadores improvisado como centroavante, sendo substituído por Jael durante a partida. Agora, há uma disputa entre dois atacantes de nível de seleção no setor.
Compare os times das estreias do Grêmio na Libertadores:
2018 – Marcelo Grohe; Madson, Geromel, Kannemann e Cortez; Jaílson e Maicon; Ramiro, Luan e Everton; Cícero.
2019 (provável) – Paulo Victor; Leonardo Gomes, Geromel, Kannemann e Cortez; Michel e Maicon; Marinho (Montoya), Luan e Everton; Felipe Vizeu (Diego Tardelli).