O Grêmio abriu a pré-temporada com dois reforços e um pronunciamento austero do presidente Romildo Bolzan Júnior. Pontualmente às 15h30min de quinta-feira (3), os 31 jogadores do elenco se sentaram no auditório montado em meio à academia do CT Luiz Carvalho para ouvir o discurso de boas-vindas. Entre eles, o volante Rômulo, que vem por empréstimo do Flamengo, e o goleiro Júlio César, contratado em definitivo após o término de seu contrato no Fluminense.
Antes disso, as caras novas no elenco tiveram um dia movimentado. A manhã para Rômulo foi de exames médicos e assinatura de contrato por um ano, com cláusula de compra em definitivo. Seu anúncio oficial ocorreu ao meio-dia, através do site gremista.
— Estou chegando a um grande clube, que tem uma história maravilhosa. A equipe vem de recentes conquistas muito grandes. Estou ansioso para começar a trabalhar e dar o meu melhor — declarou o volante de 28 anos em vídeo divulgado pela GrêmioTV.
Pouco antes, às 9h50min, desembarcou no aeroporto Salgado Filho o goleiro Júlio César. Contratado para ocupar a lacuna deixada por Marcelo Grohe no elenco, o jogador de 32 anos passou rapidamente pelo saguão e disse não se sentir pressionado pela saída do ex-camisa 1 Tricampeão da América.
— Marcelo teve uma grande passagem aqui. Foi ídolo e teve todos os méritos. Passou longos anos aqui e saiu de uma forma muito bacana — disse o goleiro, ao mesmo tempo em que traçou seus objetivos: — Espero construir a minha história com muito trabalho e dedicação para alcançar vitórias.
À tarde, os dois ouviram com atenção as palavras do vice de futebol Duda Kroeff. Primeiro a falar aos atletas, o dirigente disse que o time brigará por conquistas.
— O grande segredo é levantar títulos, fazer voltas olímpicas. Aí seremos felizes. Quero convidar todos vocês para mais um ano de luta, de dureza. Faremos de tudo para sermos felizes — comentou Kroeff.
Depois, veio o presidente Romildo Bolzan. Seu discurso foi marcado por uma injeção de confiança no grupo. Ainda que não tenha anunciado reforços de impacto, ao contrário de clubes como Palmeiras, Flamengo e São Paulo, que realizaram alto investimento financeiro em seus elencos, Bolzan diz o Grêmio terá uma equipe competitiva nesta temporada.
— Se estão endeusando quem tem dinheiro, saibam que dinheiro no futebol não é tudo. O que importa no futebol é confiança, é grupo, é pegada, é dedicação, é fidelidade aos companheiros e à torcida. Isso faz a diferença em campo e foi o que nós fizemos toda a vida aqui no Grêmio — disse o presidente, que completou:
— O ano que passou foi muito bom e o que se avizinha tem de ser melhor.
Além dos dois reforços, outros jogadores que voltam de empréstimo se apresentaram e podem ser aproveitados pelo técnico Renato Portaluppi. São os casos do zagueiro Rafael Thyere, que retorna da Chapecoense, e do meia Lincoln, este voltando do América-MG.
A principal ausência foi o volante Cícero, que não renovou seu contrato, mas ainda pode ser procurado pela diretoria para permanecer.
Os 31 que se apresentaram no Grêmio
- Goleiros: Paulo Victor, Brenno e Júlio César
- Laterais: Léo Moura, Leonardo, Cortez, Marcelo Oliveira, Juninho Capixaba e Madson
- Zagueiros: Geromel, Gabriel, Kannemann, Paulo Miranda e Rafael Thyere
- Meio-campistas: Maicon, Kaio, Michel, Matheus Henrique, Jean Pyerre, Thaciano, Thonny Anderson, Rômulo e Lincoln
- Atacantes: Alisson, André, Everton, Jael, Luan, Marinho, Pepê e Vico