Com 31 jogadores e duas caras novas, o volante Rômulo e o goleiro Júlio César, o 2019 do Grêmio começou às 15h30min desta quinta-feira (3). Foi quando o grupo de jogadores se reuniu na academia do CT Luiz Carvalho para dar início aos trabalhos da pré-temporada, que ocorrerá nas instalações do clube na Capital.
Além dos dois reforços, outros jogadores que voltam de empréstimo se apresentaram e podem ser aproveitados pelo técnico Renato Portaluppi. São os casos do zagueiro Rafael Thyere, que retorna da Chapecoense, e do o meia Lincoln, voltando do América-MG. A principal ausência foi o volante Cícero, que não renovou seu contrato, mas ainda pode ser procurado pela diretoria para permanecer.
A primeira manifestação foi do vice de futebol Duda Kroeff. O dirigente saudou os atletas, a comissão técnica e outros membros presentes da diretoria. Depois, afirmou o Grêmio brigará por conquistas no ano que se inicia.
— O grande segredo é levantar títulos, fazer voltas olímpicas. Aí seremos felizes. Quero convidar todos vocês para mais um ano de luta, de dureza. Vamos fazer de tudo para sermos felizes — comentou Kroeff, que ainda recepcionou os reforços contratados:
— Estamos em um lugar muito bom de trabalhar. O Rômulo e o Júlio César logo vão saber disso. Nosso ambiente é muito bom, temos excelentes pessoas.
Depois, o presidente Romildo Bolzan tomou a palavra e prometeu um time competitivo independentemente do investimento que será realizado pela direção na busca de mais reforços.
— Se estão endeusando quem tem dinheiro, saibam que dinheiro no futebol não é tudo. O que importa no futebol é confiança, é grupo, é pegada, é dedicação, é fidelidade aos seus companheiros, é fidelidade à sua torcida. Isso faz a diferença em campo e essa foi a diferença que nós fizemos toda a vida aqui no Grêmio — disse Bolzan, que completou:
— 2018 foi um ano excepcional. Quem pensa o contrário está muito enganado. Foi um ano em que conquistamos dois títulos e chegamos até uma semifinal de Libertadores. Ficamos em quarto no Campeonato Brasileiro, onde fizemos várias partidas com time alternativo, time reserva, não importa, era sempre o Grêmio. Fizemos uma Copa do Brasil onde fomos desclassificados no detalhe, com um gol aos 48 do segundo tempo. Cabe dizer que o ano foi muito bom e o que se avizinha tem que ser melhor.
Lista de jogadores na apresentação
Goleiros
Paulo Victor, Brenno e Júlio César
Laterais
Léo Moura, Leonardo Gomes, Cortez, Marcelo Oliveira, Juninho Capixaba e Madson
Zagueiros
Geromel, Gabriel, Kannemann, Paulo Miranda e Rafael Thyere
Meio-campistas
Maicon, Kaio, Michel, Matheus Henrique, Jean Pyerre, Thaciano, Thonny Anderson, Rômulo e Lincoln
Atacantes
Alisson, André, Everton, Jael, Luan, Marinho, Pepê e Vico